
Humanismo E Inovação Nas Práticas Educativas pretende discutir as práticas inovadoras na educação partindo-se de premissas baseadas na teoria do pensamento complexo, na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Entendendo, para tanto, que a educação vem passando por transformações sociais, assim como as sociedades no contexto do século XXI.
O trabalho da equipe multidisciplinar visa avaliar um caso sobre diversas visões. Por exemplo, um paciente é analisado pelo psicólogo, médico e fonoaudiólogo. São olhares múltiplos sobre um mesmo problema.
A multidisciplinaridade ocorre quando há mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias em perspectiva. Serve para resolver problemas imediatos e não possui foco na articulação e nos ganhos colaborativos.
Na interdisciplinaridade mais de uma disciplina se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. Durante o processo, estas áreas trocam conhecimentos e enriquece ainda mais as possibilidades. Como resultado, há um novo saber, menos fragmentado e mais dinâmico se estabelece.
A transdisciplinaridade é defendida por muitos filósofos e pensadores, como Edgar Morin, que defendia um novo modo de pensar e conceber as práticas educativas, para além das disciplinas e do método cartesiano.
O primeiro pensador a falar em transdisciplinaridade foi Jean Piaget. Trata-se de um nível bem superior e complexo de integração contínua e ininterrupta dos conhecimentos tal como conhecemos hoje.
Neste caso, não há mais disciplinas segmentadas, mas o propósito da vida e do conhecimento é a relação complexa dos diversos saberes sendo que nenhum é mais importante que o outro.
É um processo dialógico onde as relações disciplinares não estão mais em foco, não são mais importantes. A transdisciplinaridade se preocupa com uma interação entre as disciplinas, promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, visa cooperação entre as diferentes áreas, contato entre essas disciplinas.
Espera-se, com Humanismo E Inovação Nas Práticas Educativas, contribuir para a discussão acadêmica e intelectual aproximando teorias, método e práticas que se assemelham quanto à forma de observação do ser humano, que é por definição: multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
