
Quando se pensa em “livros infantis” ou “literatura infantil”, logo se é direcionado a pensar em Contos de Fadas, apesar de não se tratar apenas disso, tal associação não está errada. De acordo com Mendes, as narrativas de origem popular que foram criadas de maneira coletiva deram origem à literatura infantil. Tais narrativas hoje são mais conhecidas como os Contos de Fadas.
Com isso, este trabalho pretende dialogar sobre o início da Literatura Infantil, ressaltando a relação com os Contos de Fadas, e compreender os impactos e impressões dessa Literatura no exercício com a Educação Infantil. Optou-se por enfatizar esta etapa do ensino por ser a área de maior contato e atuação da autora.
Trata-se de um trabalho a partir de autores selecionados, que não tem por objetivo fazer especulações acerca de algumas definições, mas antes concordar e caminhar a partir delas. De igual maneira, em relação aos Contos de Fadas, não se faz necessário um aprofundamento nos estudos analíticos e de psicanálise.
Essa pesquisa traz uma análise do conceito de Literatura Infantil e as questões que permeiam a definição deste gênero, que Cunha exemplifica em forma de poesia nas palavras de Drummond, e através do histórico de suas origens, busca contextualizar a contribuição dos Contos de Fadas, dado que os contos populares não nasceram para as crianças e a origem dos contos como conhecemos hoje não pode ser determinada com precisão.
Posteriormente, busca apresentar um estudo sobre a valorização dos livros e contribuição da literatura no processo educativo, mais precisamente na Educação Infantil, considerando o legado cultural e o universo mágico com o qual a criança se identifica e se apropria, e de acordo com Tatar, construindo sua própria significação de vida, atravessando a realidade e inserindo-se em um mundo de problemas de adultos em que são capazes de sobreviver através da fantasia.
