A necessidade de dar novos rumos ao ensino de literatura na rede pública, superando-se a mera periodização e a enumeração das características dos autores ao longo da História Literária, tem sido uma das maiores preocupações dos professores que atuam nas Linhas de Pesquisas da Área de Literatura do PROFLETRAS. Essa preocupação liga-se a outras, como a redução do espaço destinado ao texto literário em livros didáticos e em sala de aula ou sua utilização para fins alheios à apropriação estética e crítica da especificidade do literário.
As disciplinas e os trabalhos de orientação da Área de Literatura visam à promoção do letramento literário e oportunizam a leitura crítica de literatura brasileira, africana, europeia, de autoria feminina, negra, mas também passeiam pelo campo da música, da poesia, etc.
Os objetos dessas pesquisas são obras de gêneros como a fábula, o mito, a lenda, o conto maravilhoso, a literatura infantojuvenil, a ficção gótica, os clássicos e suas adaptações para Histórias em Quadrinhos (HQ), a ficção científica, narrativas orais, o cordel e outros que surgiram com as novas mídias. Equivocadamente, esses gêneros nem sempre são vistos como literários, ou são vistos como gêneros menores, mas constam como conteúdos programáticos do Ensino Fundamental em documentos oficiais, como os PCN e a BNCC.
Os artigos publicados no livro Ensino De Literatura E Outras Artes apresentam estratégias que objetivam fazer com que o leitor compreenda não apenas a configuração formal do texto, mas que consiga avançar no sentido do letramento literário como forma de domínio de cada gênero textual. A leitura torna-se primordial para a formação da consciência crítica e, por meio dela, o discente passa a perceber o seu entorno de forma mais inclusiva, desenvolvendo habilidades para mediar conflitos e posicionar-se, por meio da linguagem, nas mais variadas situações da vida social.