Juventude E Iniciação Científica

Juventude E Iniciação Científica traz debates sobre o ensino médio, políticas públicas, escolha profissional e a formação em ciência e tecnologia.

Esta coletânea é fruto dos seminários Juventude E Iniciação Científica: Políticas Públicas Para O Ensino Médio, realizados, em 2007 e 2008, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, por meio de seu Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic/Provoc), em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mediante o seu Departamento de Psicologia Social e o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos/UFRJ).

Os seminários são resultado da parceria entre essas duas instituições, que, desde 2004, desenvolvem o projeto de pesquisa Juventude E iniciação científica No Brasil.

Propostos com base na necessidade de uma reflexão sobre a formação em ciência e tecnologia (C&T) no ensino médio que incluísse ampla variedade de temas, os seminários visaram embasar os esforços de legitimação da temática no campo de C&T, oferecer subsídios para a análise crítica das políticas públicas voltadas para os jovens e fortalecer as iniciativas de pesquisa que vêm sendo empreendidas de forma inédita no país por essas duas instituições.

Reconhecia-se, dessa forma, que a delimitação de um novo campo e o estabelecimento de questões de investigação pertinentes e sustentáveis se dariam por meio de um processo que não poderia prescindir da interlocução com outros pesquisadores com reconhecido domínio e legitimidade nos seus campos de trabalho, concernentes aos temas transversais e tangentes ao objeto que intencionávamos construir. Isso se refletiu, como atesta a estrutura desta publicação, na inclusão de temáticas bastante abrangentes.

Juventude E Iniciação Científica se propõe a aproximar temas e questões que tradicionalmente pouco dialogaram com o objeto de pesquisa que aqui nos mobiliza, como bem ressaltado por nossos interlocutores. Mais do que isso, este trabalho mostra que o campo de estudos voltado para a formação de jovens em C&T está se consolidando e que não poderíamos, nessa perspectiva, abrir mão de um profícuo diálogo com especialistas de áreas afins que têm incitado o debate sobre a educação de jovens.

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Propostos com base na necessidade de uma reflexão sobre a formação em ciência e tecnologia (C&T) no ensino médio que incluísse ampla variedade de temas, os seminários visaram embasar os esforços de legitimação da temática no campo de C&T, oferecer subsídios para a análise crítica das políticas públicas voltadas para os jovens e fortalecer as iniciativas de pesquisa que vêm sendo empreendidas de forma inédita no país por essas duas instituições.

Reconhecia-se, dessa forma, que a delimitação de um novo campo e o estabelecimento de questões de investigação pertinentes e sustentáveis se dariam por meio de um processo que não poderia prescindir da interlocução com outros pesquisadores com reconhecido domínio e legitimidade nos seus campos de trabalho, concernentes aos temas transversais e tangentes ao objeto que intencionávamos construir. Isso se refletiu, como atesta a estrutura desta publicação, na inclusão de temáticas bastante abrangentes.

Juventude E Iniciação Científica se propõe a aproximar temas e questões que tradicionalmente pouco dialogaram com o objeto de pesquisa que aqui nos mobiliza, como bem ressaltado por nossos interlocutores. Mais do que isso, este trabalho mostra que o campo de estudos voltado para a formação de jovens em C&T está se consolidando e que não poderíamos, nessa perspectiva, abrir mão de um profícuo diálogo com especialistas de áreas afins que têm incitado o debate sobre a educação de jovens.

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