
Análise Do Discurso Aplicada À Educação Linguística resulta da disciplina Seminário de Tópico Variável em Linguística Aplicada: Análise Discursiva de Textos da Mídia no Ensino de Línguas, ministrada no segundo semestre de 2018, no Programa de Pósgraduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras da UFMG.
A proposta era abordar a importância da inserção de uma perspectiva discursiva na educação linguística no contexto escolar, sobretudo em atividades de leitura, visto que a perspectiva linguística, normalmente com ênfase na gramática, é ainda privilegiada pelos professores de língua portuguesa e de línguas adicionais.
Não era nosso propósito discutir a pertinência ou não de um ensino cujo fio condutor fossem conteúdos gramaticais, pois essa é uma discussão com mais de duas décadas no ambiente acadêmico.
Por ouro lado, queríamos enfatizar a importância do texto, ou mais especificamente do gênero discursivo, como objeto de ensino, o que necessariamente implica a adoção de uma concepção de linguagem e uma opção teórico-metodológica que se distanciam de propostas pedagógicas centradas em normas gramaticais.
Na disciplina, tomamos como pressuposto que práticas pedagógicas de leitura e de escrita concebidas sob o viés discursivo dos gêneros requerem o enfoque de seus elementos constitutivos: o estilo, a forma de composição e o tema.
Contudo, enquanto os dois primeiros elementos são mais perceptíveis, pois se referem aos recursos linguísticos e à estrutura, respectivamente, o tema é menos visível, já que diz respeito ao “[…] conteúdo inferido com base na
apreciação de valor, na avaliação, no acento valorativo que o locutor (falante ou autor) lhe dá”.
Assim, o acesso ao tema se dá pelo discurso, instância abstrata e, consequentemente, de maior complexidade para abordagem na sala de aula.
Nosso objetivo com a disciplina abarcava tanto análises discursivas de textos informativos, com base nesses fundamentos teóricos, como a transposição didática das noções de dimensão argumentativa e de estratégias de enquadramento para propostas de leitura.
Alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos para a disciplina, sob a forma de artigos acadêmicos, encontram-se reunidos em Análise Do Discurso Aplicada À Educação Linguística.
Faz parte também da coletânea um artigo derivado de uma pesquisa de iniciação científica, com base no mesmo referencial teórico mencionado, realizada durante o ano de 2018 com bolsa fornecida à estudante, coautora do texto, pela FAPEMIG.
