Cristiane De Mesquita Alves & Outros (Orgs.) – Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas

Cristiane De Mesquita Alves & Outros (Orgs.) - Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas

Cristiane De Mesquita Alves, Fernanda Boarin Boechat, Maria Clara Vianna Sá E Matos & Waldemar Dos Santos Cardoso Junior (Orgs.) – Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas

O ensino superior caracteriza-se como contextual e multidisciplinar. Nestes tempos de globalização, se por um lado não faz sentido pensar no conhecimento construído na universidade como uma arquitetura isolada e distante da sociedade, por outro lado, faz-se necessária a conexão com práticas transversais epistemológicas que possam dialogar com outras áreas acadêmico-científicas.

É na sociedade atual e dinâmica que o fazer ciência se mobiliza e se materializa sobre um determinado fenômeno, fato, acontecimento ou problema. Isso posto, universidade e ciência se entrelaçam na reflexão, construção e propagação do conhecimento, aqui entendido como “uma manifestação da consciência-de-conhecer, ou seja, é a consciência de conhecimento.”

Nessa direção, com o objetivo primário de divulgar o conhecimento científico, a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará, organizou o II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura (II SIEPELL), realizado entre os dias 27 e 28 de maio de 2021.

As profícuas experiências apresentadas e relatadas por professores e alunos à época motivaram os organizadores do evento a publicar este e-book. Os autores dos textos se debruçam sobre temas relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, considerados como a tríade fundamental da universidade.

O II SIEPELL contribuiu para operacionalizar e divulgar os estudos realizados por professores/pesquisadores e alunos/bolsistas/voluntários da FALEM, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os trabalhos apresentados durante o evento, e que agora fazem parte de Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas, reverberam o fazer ciência com o intuito de conhecer, compreender, descrever, explicar e produzir conhecimentos.

Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas traz experiências concretas desenvolvidas nas áreas de língua, literatura e cultura, nos mais variados temas, quais sejam: formação de professores, pronúncia, arte, tecnologias, tradução, PEC-G, políticas linguísticas, autonomia, empatia, produção de textos escritos, motivação, complexidade, ensino de língua, ensino de literatura, leitura, inclusão, entre outros.

O debate instaurado pelos artigos poderá constituir-se em uma reflexão para se repensar a relevância da tríade (ensino, pesquisa e extensão) na universidade – pois não há, neste contexto, ensino sem pesquisa e extensão; pesquisa sem extensão e ensino; e extensão sem pesquisa e ensino, juntamente com a necessidade de formar alunos/pesquisadores críticos e autônomos comprometidos com a realidade social onde atuam, para possíveis intervenções.

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Cristiane De Mesquita Alves, Fernanda Boarin Boechat, Maria Clara Vianna Sá E Matos & Waldemar Dos Santos Cardoso Junior (Orgs.) - Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas

O ensino superior caracteriza-se como contextual e multidisciplinar. Nestes tempos de globalização, se por um lado não faz sentido pensar no conhecimento construído na universidade como uma arquitetura isolada e distante da sociedade, por outro lado, faz-se necessária a conexão com práticas transversais epistemológicas que possam dialogar com outras áreas acadêmico-científicas.

É na sociedade atual e dinâmica que o fazer ciência se mobiliza e se materializa sobre um determinado fenômeno, fato, acontecimento ou problema. Isso posto, universidade e ciência se entrelaçam na reflexão, construção e propagação do conhecimento, aqui entendido como “uma manifestação da consciência-de-conhecer, ou seja, é a consciência de conhecimento.”

Nessa direção, com o objetivo primário de divulgar o conhecimento científico, a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará, organizou o II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura (II SIEPELL), realizado entre os dias 27 e 28 de maio de 2021.

As profícuas experiências apresentadas e relatadas por professores e alunos à época motivaram os organizadores do evento a publicar este e-book. Os autores dos textos se debruçam sobre temas relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, considerados como a tríade fundamental da universidade.

O II SIEPELL contribuiu para operacionalizar e divulgar os estudos realizados por professores/pesquisadores e alunos/bolsistas/voluntários da FALEM, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os trabalhos apresentados durante o evento, e que agora fazem parte de Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas, reverberam o fazer ciência com o intuito de conhecer, compreender, descrever, explicar e produzir conhecimentos.

Saberes E Práticas Docentes No Ensino, Na Pesquisa E Na Extensão De Línguas E Literaturas traz experiências concretas desenvolvidas nas áreas de língua, literatura e cultura, nos mais variados temas, quais sejam: formação de professores, pronúncia, arte, tecnologias, tradução, PEC-G, políticas linguísticas, autonomia, empatia, produção de textos escritos, motivação, complexidade, ensino de língua, ensino de literatura, leitura, inclusão, entre outros.

O debate instaurado pelos artigos poderá constituir-se em uma reflexão para se repensar a relevância da tríade (ensino, pesquisa e extensão) na universidade – pois não há, neste contexto, ensino sem pesquisa e extensão; pesquisa sem extensão e ensino; e extensão sem pesquisa e ensino, juntamente com a necessidade de formar alunos/pesquisadores críticos e autônomos comprometidos com a realidade social onde atuam, para possíveis intervenções.

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