Cristiane Agra Pimentel & Lara Camila Nery Vieira (Orgs.) – Metodologias Ativas

Metodologias Ativas: Ensino Em Lean Healthcare apresenta capítulos com enfoque na gamificação e ABP voltada aos profissionais de saúde.

Cristiane Agra Pimentel & Lara Camila Nery Vieira (Orgs.) – Metodologias Ativas: Ensino Em Lean Healthcare

Estamos condicionados a uma forma de aprendizagem tradicional, limitada a aulas expositivas, a qual somos passivos e meros receptores. Em um mundo movido pela tecnologia e troca rápida de informações o tradicional, causa desmotivação e falta de interesse. Estes fatores se intensificam no ensino dos conteúdos de uma área, para profissionais de outras áreas. E se um novo método nos causasse engajamento no aprendizado? E se aprendêssemos na prática?

As metodologias ativas prezam por um aprendizado no qual o estudante seja ativo, estimulando-o a ler, falar, escrever, resolver problemas e refletir. São exemplos: a aprendizagem baseada em problemas (ABP), ensino híbrido, gamificação, estudo de caso, aprendizagem entre pares ou times e aprendizagem baseada em Projetos. Neste e-book apresentamos capítulos com enfoque na gamificação e ABP voltada aos profissionais de saúde.

A área de saúde passa por problemas gerencias, como as filas demoradas que temos que enfrentar para sermos atendidos. Estes podem ser resolvidos ou mitigados através da filosofia Lean, assunto difundido por engenheiros ou profissionais da qualidade. Os futuros profissionais da saúde precisam desenvolver habilidades técnicas para solucionar estes problemas.

Visto a dificuldade e ineficiência presente nos métodos tradicionais de aprendizagem, o uso de metodologias ativas para ensino da filosofia de gerenciamento para os profissionais da saúde e até mesmo estudantes, é um assunto que necessita ser abordado. Infelizmente, poucos livros abordam metodologias ativas e exemplos práticos da aplicação das ferramentas da Lean na área hospitalar.

Nós do grupo de iniciação científica “Lean Healthcare aplicado à área da saúde de Feira de Santana”, desenvolvemos estes capítulos a fim de orientar ao leitor sobre a importância do uso de metodologias ativas no ensino de ferramentas, princípios básicos e de sustentabilidade da filosofia Lean na área da saúde, de forma dinâmica a fim de quebrar os padrões.

Três capítulos possuem a elaboração de jogos desenvolvidos por nós sobre os desperdícios combatidos pelo Lean, a ferramenta diagrama espaguete e a metodologia 5S. Em um capítulo há a estruturação de um treinamento sobre o mapeamento do fluxo de paciente, informação e insumos no setor de saúde. E por fim, dois capítulos abordam pesquisas que aplicaram as metodologias TWI, Kamishibai e Matriz de Habilidades a fim de manter a sustentabilidade da execução da filosofia de gerenciamento Lean no âmbito da saúde.

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Metodologias Ativas: Ensino Em Lean Healthcare apresenta capítulos com enfoque na gamificação e ABP voltada aos profissionais de saúde.

Cristiane Agra Pimentel & Lara Camila Nery Vieira (Orgs.) - Metodologias Ativas: Ensino Em Lean Healthcare

Estamos condicionados a uma forma de aprendizagem tradicional, limitada a aulas expositivas, a qual somos passivos e meros receptores. Em um mundo movido pela tecnologia e troca rápida de informações o tradicional, causa desmotivação e falta de interesse. Estes fatores se intensificam no ensino dos conteúdos de uma área, para profissionais de outras áreas. E se um novo método nos causasse engajamento no aprendizado? E se aprendêssemos na prática?

As metodologias ativas prezam por um aprendizado no qual o estudante seja ativo, estimulando-o a ler, falar, escrever, resolver problemas e refletir. São exemplos: a aprendizagem baseada em problemas (ABP), ensino híbrido, gamificação, estudo de caso, aprendizagem entre pares ou times e aprendizagem baseada em Projetos. Neste e-book apresentamos capítulos com enfoque na gamificação e ABP voltada aos profissionais de saúde.

A área de saúde passa por problemas gerencias, como as filas demoradas que temos que enfrentar para sermos atendidos. Estes podem ser resolvidos ou mitigados através da filosofia Lean, assunto difundido por engenheiros ou profissionais da qualidade. Os futuros profissionais da saúde precisam desenvolver habilidades técnicas para solucionar estes problemas.

Visto a dificuldade e ineficiência presente nos métodos tradicionais de aprendizagem, o uso de metodologias ativas para ensino da filosofia de gerenciamento para os profissionais da saúde e até mesmo estudantes, é um assunto que necessita ser abordado. Infelizmente, poucos livros abordam metodologias ativas e exemplos práticos da aplicação das ferramentas da Lean na área hospitalar.

Nós do grupo de iniciação científica “Lean Healthcare aplicado à área da saúde de Feira de Santana”, desenvolvemos estes capítulos a fim de orientar ao leitor sobre a importância do uso de metodologias ativas no ensino de ferramentas, princípios básicos e de sustentabilidade da filosofia Lean na área da saúde, de forma dinâmica a fim de quebrar os padrões.

Três capítulos possuem a elaboração de jogos desenvolvidos por nós sobre os desperdícios combatidos pelo Lean, a ferramenta diagrama espaguete e a metodologia 5S. Em um capítulo há a estruturação de um treinamento sobre o mapeamento do fluxo de paciente, informação e insumos no setor de saúde. E por fim, dois capítulos abordam pesquisas que aplicaram as metodologias TWI, Kamishibai e Matriz de Habilidades a fim de manter a sustentabilidade da execução da filosofia de gerenciamento Lean no âmbito da saúde.

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