Cristian Giacomoni & Outros (Orgs.) – Caleidoscópio Da História Da Educação

A coletânea Caleidoscópio Da História Da Educação traz questões que se entrelaçam e são mediados pela História da Educação.

Cristian Giacomoni, Dilnei Abel Daros, Gisele Belusso, Mariana Parise Brandalise Dalsotto (Orgs.) – Caleidoscópio Da História Da Educação: Percursos Teórico-Metodológicos

Este e-book, Caleidoscópio Da História Da Educação: Percursos Teórico-Metodológicos, é uma iniciativa discente organizada por doutorandos vinculados ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (Grupheim).

O grupo de pesquisa foi constituído no ano de 2008, com a intenção de congregar e fomentar pesquisas na área de História da Educação, buscando desta forma ampliar os estudos que têm sido feitos em nossa Instituição e que estejam relacionados ao tema.

A partir de quatro eixos, a saber: História da Educação e História Oral; História da Educação e Imprensa; História da Educação e Arquivos/Acervos Municipais, e História da Educação e Acervos de Instituições Escolares, a publicação reuniu 23 pesquisadores da área que, em 10 artigos, entrelaçam História da Educação, Imigração e Memória e, assim, compartilham estudos em um espaço aberto de conversação, em que se processa o encontro com a força de alteridade de um passado recente, que abrange recortes temporais no século XX e até do século XXI e, desta forma, realiza a operação historiográfica entre tempo e memória.

Ancorados em substancioso arsenal de fontes instaladas em variados suportes e municiados de procedimentos teórico-metodológicos advindos da História Cultural e, dentre outros, dos estudos sobre memória e imigração, o conjunto de artigos evidencia que o conhecimento histórico não prescinde de múltiplas escolhas e interpretações.

Os pesquisadores aqui reunidos formulam perguntas, perscrutam mistérios, para construir narrativas que formam um tecido extenso e bem-tramado, no qual se exercitam novas perspectivas e variados raciocínios históricos que favorecem a compreensão e a imaginação.

Os trabalhos desenvolvem nos leitores e leitoras uma compreensão das questões que se entrelaçam e são mediados pela História da Educação e, com este fio condutor, tem-se uma obra que, certamente, não será ignorada por quem é ou pretende ser do ramo.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta

Cristian Giacomoni & Outros (Orgs.) – Caleidoscópio Da História Da Educação

A coletânea Caleidoscópio Da História Da Educação traz questões que se entrelaçam e são mediados pela História da Educação.

Cristian Giacomoni, Dilnei Abel Daros, Gisele Belusso, Mariana Parise Brandalise Dalsotto (Orgs.) - Caleidoscópio Da História Da Educação: Percursos Teórico-Metodológicos

Este e-book, Caleidoscópio Da História Da Educação: Percursos Teórico-Metodológicos, é uma iniciativa discente organizada por doutorandos vinculados ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (Grupheim).

O grupo de pesquisa foi constituído no ano de 2008, com a intenção de congregar e fomentar pesquisas na área de História da Educação, buscando desta forma ampliar os estudos que têm sido feitos em nossa Instituição e que estejam relacionados ao tema.

A partir de quatro eixos, a saber: História da Educação e História Oral; História da Educação e Imprensa; História da Educação e Arquivos/Acervos Municipais, e História da Educação e Acervos de Instituições Escolares, a publicação reuniu 23 pesquisadores da área que, em 10 artigos, entrelaçam História da Educação, Imigração e Memória e, assim, compartilham estudos em um espaço aberto de conversação, em que se processa o encontro com a força de alteridade de um passado recente, que abrange recortes temporais no século XX e até do século XXI e, desta forma, realiza a operação historiográfica entre tempo e memória.

Ancorados em substancioso arsenal de fontes instaladas em variados suportes e municiados de procedimentos teórico-metodológicos advindos da História Cultural e, dentre outros, dos estudos sobre memória e imigração, o conjunto de artigos evidencia que o conhecimento histórico não prescinde de múltiplas escolhas e interpretações.

Os pesquisadores aqui reunidos formulam perguntas, perscrutam mistérios, para construir narrativas que formam um tecido extenso e bem-tramado, no qual se exercitam novas perspectivas e variados raciocínios históricos que favorecem a compreensão e a imaginação.

Os trabalhos desenvolvem nos leitores e leitoras uma compreensão das questões que se entrelaçam e são mediados pela História da Educação e, com este fio condutor, tem-se uma obra que, certamente, não será ignorada por quem é ou pretende ser do ramo.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação