Por Uma Formação Para A Docência
divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário de Iniciação à Docência (SID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ancorados no tema Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, esses eventos promoveram uma riqueza de debates em nível teórico, crítico e cultural que precisavam ser registrados com o intuito de possibilitar continuidade às discussões e às reflexões voltadas à formação, à prática e à profissionalização do docente que atua em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento.
Nessa perspectiva, foram organizadas duas publicações.
A primeira, intitulada Por Uma Formação Para A Docência, reúne textos que tratam de questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores, discutindo fundamentos e diretrizes, bem como as políticas que orientam essa formação.
A segunda, intitulada Escola, ensino e linguagens, traz no conteúdo de seus textos um olhar mais direcionado às práticas docentes, em especial, daqueles que atuam nas instituições escolares de educação básica.
É fácil ver com a leitura de Por Uma Formação Para A Docência, que a relação entre o ensino superior e o ensino na educação básica tem se fortalecido nos últimos anos e se materializado em formas variadas de produção acadêmica na qual estão presentes também os alunos das respectivas licenciaturas. Tal relação é concretizada principalmente por meio de processos de formação continuada desenvolvidos seja em programas de Pós-graduação stricto sensu, tanto de natureza acadêmica como profissional, seja por meio de Pós-graduação lato sensu, via cursos de especialização ou de aperfeiçoamento.
Essa constatação reforça a importância de uma obra assim, que demonstra o compromisso acadêmico dos seus organizadores, atentos à qualidade e à importância do ensino público, o que os fazem merecedores de nossa admiração e reconhecimento.