Políticas Públicas Para A Educação Básica

Políticas Públicas Para A Educação Básica analisa a atuação de políticas públicas educacionais para a efetivação do direito à educação.

Políticas Públicas Para A Educação Básica: Avanços, Desafios E Perspectivas analisa a atuação de políticas públicas educacionais para a efetivação do direito à educação. O presente livro é fruto de investigação da organizadora, desde sua dissertação de mestrado e de sua tese de doutorado, e de sua longa e rica atividade docente, e de um grupo de professores e pesquisadores universitários oriundos de diversas áreas de investigação e também de professores e diretores da rede pública de ensino.

Para concretizar os propósitos deste livro, optou-se pela perspectiva interdisciplinar, apoiada nas ciências da Educação, entendida na perspectiva de Bernard Charlot, e na Ciência Política, compreendido o ciclo de vida de uma policy, especialmente as etapas da formulação e implementação, e também com conceitos analíticos oriundos do campo sociológico para a análise de currículo, educação inclusiva e de gênero.

Abrangendo uma vasta temática, o leitor encontrará análise da política educacional em sua dimensão mais ampla, organização da jornada escolar, gestão dos sistemas, financiamento, educação infantil, diferentes áreas curriculares, alfabetização, formação de professores, questões culturais e participação popular, inclusão escolar, gênero e sexualidade.

Além dessa amplitude de temática, destaca-se a preocupação dos autores dos capítulos em explicitar os referenciais analíticos utilizados, visando aprofundar as discussões relacionadas à função social da escola, ao papel do Estado, da família e da sociedade, a partir de diferentes perspectivas e abordagens teóricas. Ressalto, aqui, apenas um exemplo teórico-metodológico muito criativo e profícuo: o modelo de análise das políticas de ampliação da jornada escolar, que se constitui num instrumento extremamente útil para pesquisadores da área e tomadores de decisão.

Como o próprio título indica, encontramos na maioria dos textos o esforço em atingir as duas dimensões propostas. A primeira trata de apresentar um diagnóstico da situação atual, uma profunda análise contextual que possibilita identificar os avanços e as dificuldades, sejam eles quantitativos, qualitativos ou institucionais.

Para tanto, são utilizados dados quantitativos, análise da legislação, destacando-se as mais atuais como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, e a análise da prática na sala de aula.

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Para concretizar os propósitos deste livro, optou-se pela perspectiva interdisciplinar, apoiada nas ciências da Educação, entendida na perspectiva de Bernard Charlot, e na Ciência Política, compreendido o ciclo de vida de uma policy, especialmente as etapas da formulação e implementação, e também com conceitos analíticos oriundos do campo sociológico para a análise de currículo, educação inclusiva e de gênero.

Abrangendo uma vasta temática, o leitor encontrará análise da política educacional em sua dimensão mais ampla, organização da jornada escolar, gestão dos sistemas, financiamento, educação infantil, diferentes áreas curriculares, alfabetização, formação de professores, questões culturais e participação popular, inclusão escolar, gênero e sexualidade.

Além dessa amplitude de temática, destaca-se a preocupação dos autores dos capítulos em explicitar os referenciais analíticos utilizados, visando aprofundar as discussões relacionadas à função social da escola, ao papel do Estado, da família e da sociedade, a partir de diferentes perspectivas e abordagens teóricas. Ressalto, aqui, apenas um exemplo teórico-metodológico muito criativo e profícuo: o modelo de análise das políticas de ampliação da jornada escolar, que se constitui num instrumento extremamente útil para pesquisadores da área e tomadores de decisão.

Como o próprio título indica, encontramos na maioria dos textos o esforço em atingir as duas dimensões propostas. A primeira trata de apresentar um diagnóstico da situação atual, uma profunda análise contextual que possibilita identificar os avanços e as dificuldades, sejam eles quantitativos, qualitativos ou institucionais.

Para tanto, são utilizados dados quantitativos, análise da legislação, destacando-se as mais atuais como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, e a análise da prática na sala de aula.

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