O presente estudo tem como objetivo geral presentar as experiências práticas de turismo rural na Comunidade Chã de Jardim, em Areia-PB e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. Os objetivos específicos foram: caracterizar a Comunidade Chã de Jardim levando em consideração a potencialidade turística; identificar a infraestrutura e as atividades desenvolvidas no lugar; identificar o nível de sustentabilidade turística e a qualidade no atendimento do turismo.
No trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com base em um estudo de caso, foi analisado o nível de sustentabilidade da estrutura e das atividades desenvolvidas na comunidade. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram observação participante, entrevistas com atores locais e aplicação de questionários com os turistas. Com base nos dados obtidos de acordo com a metodologia aplicada 75% dos indicadores foram positivos tornando assim a comunidade sustentável.
A contribuição desde trabalho é fomentar pressupostos teóricos sobre o Turismo Rural Sustentável, já que no Brasil isso ainda é um fenômeno recente e carente de maiores estudos, para que seja mais bem desenvolvido. Ao mesmo tempo busca contribuir com a propagação do Turismo Sustentável e disseminar experiências práticas que possam contribuir para a sustentabilidade das comunidades rurais, afim de incentivar alternativas para o seu desenvolvimento levando em consideração o grande potencial desta modalidade de turismo. Diante do exposto, o problema desta pesquisa constitui-se em como desenvolver o turismo rural sustentável em uma comunidade.
Esta pesquisa foi realizada na Comunidade Chã de Jardim que fica às margens da PB-079, cerca de 7 km da cidade de Areia, no Brejo Paraibano, local que desenvolve o turismo rural considerando a sustentabilidade.