Reúnem-se aqui os textos apresentados no Congresso Filosofia E Poesia que se realizou, em 2014-2015, entre o Brasil (Universidade de São Paulo) e Portugal (Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa), por iniciativa do Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, do Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea do Instituto de Filosofia de Filosofia da Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade Nova de Lisboa.
Filosofia E Poesia é uma publicação no âmbito do Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e levado a cabo pelo Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O congresso Filosofia E Poesia, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, reuniu professores e críticos de Portugal e do Brasil, especializados nas áreas da filosofia e dos estudos literários, bem como nas relações que se podem estabelecer entre ambos.
É o objetivo dos organizadores “promover pontes entre algumas figuras maiores da cultura luso-brasileira, nomeadamente Sophia de Mello Breyner, Teixeira de Pascoaes, Hilda Hist e Clarice Lispector, ao mesmo tempo promovendo o diálogo entre Poesia, Filosofia e outras formas de expressão cultural.”
Daqui resultou o Congresso Internacional Errâncias do Imaginário: para uma História do pensamento e cultura de língua portuguesa, que teve lugar no Brasil (março), em Portugal (abril) e em Cabo Verde (julho) no ano de 2014.
Vale a pena ressaltar que, como esse colóquio atesta, já ocorreram atividades conjuntas entre o grupo que ora promove o atual evento. Também a Universidade de Brasília (UnB) tem sido interlocutora do grupo Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal.