Quando se trata de uso de energias renováveis e combate às mudanças climáticas, o Brasil assumiu uma posição de destaque no cenário internacional e é uma referência para a América Latina e para outros países emergentes.
Mas o que a pauta de energias renováveis tem a ver com mudanças climáticas? Com a apresentação da Intenção de Contribuição Nacionalmente Determinada (intended Nationally Determined Contribution — iNDC), na Conferência das Partes (COP21), realizada em Paris em dezembro de 2015, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030, ambos com base nos índices de 2005. Esse foi o maior comprometimento apresentado individualmente por um país durante a COP21. Além disso, o Brasil participa da Década da Energia Sustentável para Todos 2014–2024, das Nações Unidas, iniciativa voltada para o acesso a fontes de energias renováveis.
A imprensa tem um papel fundamental no fortalecimento dessa pauta, indo desde o monitoramento das ações do governo brasileiro para o cumprimento das metas internacionais de redução de gases poluentes até a propagação de boas práticas que estão sendo implementadas em todo o país pelo poder público, pela iniciativa privada ou pelo terceiro setor.
Esta publicação, preparada com base em publicações oficiais e especializadas e em entrevistas com profissionais, estudiosos e autoridades do setor, tem o objetivo de auxiliar e estimular jornalistas brasileiros na cobertura de pautas sobre energias renováveis. Trata-se de um guia para a produção de reportagens para veículos de imprensa e até para publicações de assessorias de comunicação de entidades ligadas à temática de energias renováveis. Este guia explica o funcionamento das principais fontes de energias renováveis no país e oferece orientações sobre os equívocos e as imprecisões mais comuns ainda cometidos pelo público geral e pela imprensa na cobertura do assunto. Além disso, traz a tradução de termos técnicos, dados oficiais do setor e uma relação dos atores públicos e privados essenciais na elaboração de uma reportagem sobre o tema. Para aqueles que desejarem se aprofundar no tema, é sugerida uma bibliografia ao final do guia.
Guia De Referência Para A Cobertura Jornalística De Energias Renováveis
- Comunicação, Ecologia, Economia
- 12 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.