Outros Olhares Sobre O Sertão Nordestino

Busca agrupar diversas vertentes sobre sujeitos, personagens e histórias do sertão nordestino, atravessadas pela mesma perspectiva: a dos estudos de gênero.

Este livro busca agrupar diversas vertentes sobre sujeitos, personagens e histórias do sertão nordestino, atravessadas pela mesma perspectiva: a dos estudos de gênero. Dessa forma, reúne reflexões que apontam tanto para a construção de modos de viver, de corpos, de subjetividades como para a possibilidade de desconstrução de estilos de vida que certas narrativas, práticas discursivas, encenam.

Nessa linha, são abordados temas como o feminino no cangaço, a construção de masculinidades no mundo sertanejo, as violências e formas de resistência do sujeito humano sertanejo nordestino, o imaginário que marcou a elaboração de uma textualidade sertaneja/nordestina, de personagens como a "mulher-macho", assim como de formas e relatos de vida que têm se colocado contra esta trama textual.

Diante disso, esta coletânea se propôs a rever mitificações de personagens, jogos de identidades e guerras discursivas que apontam as relações entre saber e poder, entre gênero e outros marcadores sociais, e que revelam micropoderes, outras percepções e estilos de vida, ciladas desse terreno constitutivo de si e de um mundo (sertanejo).

Do mesmo modo, esta coletânea contribui para demarcar a potência da articulação entre os estudos de gênero e a história dos sertões enquanto áreas particulares que incentivam trocas interdisciplinares, como atestam os textos aqui reunidos. No caso da história dos sertões, há algum tempo ela deixou de ser apenas tematizada, apresentando uma historicidade específica e se assumindo como área particular de investigação marcada pela interdisciplinaridade. Isso decorre da polissemia do conceito de sertão e do seu reconhecimento enquanto figura epistemológica.

Os dez artigos da coletânea convidam a leitora e o leitor a experimentar outras perspectivas sobre o sertão nordestino. Para além do espaço, consagrado na literatura, no cinema e na historiografia como o da seca, da miséria e do sertanejo forte e retrógrado, o convite é para se perceber o sertão nordestino como um espaço das mulheres, das relações de poder constituídas pelas relações de gênero, das tramas das subjetividades e das masculinidades.

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Nessa linha, são abordados temas como o feminino no cangaço, a construção de masculinidades no mundo sertanejo, as violências e formas de resistência do sujeito humano sertanejo nordestino, o imaginário que marcou a elaboração de uma textualidade sertaneja/nordestina, de personagens como a “mulher-macho”, assim como de formas e relatos de vida que têm se colocado contra esta trama textual.

Diante disso, esta coletânea se propôs a rever mitificações de personagens, jogos de identidades e guerras discursivas que apontam as relações entre saber e poder, entre gênero e outros marcadores sociais, e que revelam micropoderes, outras percepções e estilos de vida, ciladas desse terreno constitutivo de si e de um mundo (sertanejo).

Do mesmo modo, esta coletânea contribui para demarcar a potência da articulação entre os estudos de gênero e a história dos sertões enquanto áreas particulares que incentivam trocas interdisciplinares, como atestam os textos aqui reunidos. No caso da história dos sertões, há algum tempo ela deixou de ser apenas tematizada, apresentando uma historicidade específica e se assumindo como área particular de investigação marcada pela interdisciplinaridade. Isso decorre da polissemia do conceito de sertão e do seu reconhecimento enquanto figura epistemológica.

Os dez artigos da coletânea convidam a leitora e o leitor a experimentar outras perspectivas sobre o sertão nordestino. Para além do espaço, consagrado na literatura, no cinema e na historiografia como o da seca, da miséria e do sertanejo forte e retrógrado, o convite é para se perceber o sertão nordestino como um espaço das mulheres, das relações de poder constituídas pelas relações de gênero, das tramas das subjetividades e das masculinidades.

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