
Este livro didático é composto por cinco propostas de intervenção construídas pelos mestres formados pela quarta turma do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras em Rede, Unidade de Itabaiana (2017-2019). Este material foi produzido para ser utilizado por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.
Cada caderno tem dicas e tutoriais de como as atividades podem ser desenvolvidas ou adaptadas conforme as disponibilidades da escola em que serão colocadas em prática. As abordagens de leitura e escrita que compõem cada um dos cadernos foram elaboradas em parceria entre os professores da educação básica e os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe.
Cabe destacar que este programa em rede tem o apoio da CAPES, por meio do PROEB, que valoriza projetos voltados para a educação básica e tem como um dos pressupostos: produção de material didático para ser divulgado de forma gratuita a todos os professores das escolas públicas brasileiras.
Com esses cinco cadernos, ressaltamos a importância da divulgação das pesquisas elaboradas no âmbito do PROFLETRAS para que outros professores possam adaptá-las a suas realidades.
Nossa principal meta é a melhoria dos índices de leitura e escrita dos alunos da Educação Básica por meio de produção de atividades didáticas fundamentas por conceitos e pressupostos linguísticos e literários relevantes para práticas escolares contemporâneas.
Agradecemos aos/às professores/as que participaram desta coletânea e a CAPES pelo apoio financeiro, indispensável para consolidação da formação continuada de professores no Brasil.
