Michel De Certeau E As Pesquisas Nos/Dos/Com Os Cotidianos Em Educação

Neste livro o autores dos textos se propõem a apresentar e conversar com algumas ideias do pensador francês Michel de Certeau.

Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazer e saberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaços tempos’ em que viveu.

Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política.

Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo.

O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantes pensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem.

Quanto mais lemos Certeau, mais nos damos conta da atualidade de suas ideias. Também notamos a potência de sua proposta/aposta teórico-metodológico-epistemológico-política para pensar a contemporaneidade e os modos possíveis para nos movimentarmos no mundo, diferindo e tecendo outras/ novas possibilidades para a produção de conhecimentos e para uma vida afirmativa no encontro com o Outro, com a alteridade, informados por interesses e desejos de seus praticantes-pensantes para muito além, e apesar do que é imposto pelos mercados e pelas políticas de Estado, quiçá pelas políticas que nos são enfiadas goela abaixo pelos administradores do mundo neoliberal e globalizado.

Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentos significações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos.

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Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política.

Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo.

O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantes pensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem.

Quanto mais lemos Certeau, mais nos damos conta da atualidade de suas ideias. Também notamos a potência de sua proposta/aposta teórico-metodológico-epistemológico-política para pensar a contemporaneidade e os modos possíveis para nos movimentarmos no mundo, diferindo e tecendo outras/ novas possibilidades para a produção de conhecimentos e para uma vida afirmativa no encontro com o Outro, com a alteridade, informados por interesses e desejos de seus praticantes-pensantes para muito além, e apesar do que é imposto pelos mercados e pelas políticas de Estado, quiçá pelas políticas que nos são enfiadas goela abaixo pelos administradores do mundo neoliberal e globalizado.

Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentos significações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos.

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