
A imagem do cientista que prefere não se relacionar com jornalistas para evitar riscos à sua imagem frente aos seus pares ou à imagem da instituição em que atua é recorrente.
Atualmente, com a crise em relação ao orçamento para a ciência no Brasil, a pouca comunicação com a população em geral vem sendo apontada como uma das causas do não reconhecimento da relevância social da ciência.
Esse silêncio da classe científica sobre seus afazeres e resultados é considerado uma das razões para a pesquisa nacional não constar nas agendas governamentais e para a precariedade da profissão e dos institutos e universidades.
Diante desse quadro e da observação das pesquisas de percepção pública da ciência e da tecnologia que revelam o interesse da população brasileira pelo assunto, mas também confirmam a falta de conhecimento acerca do tema, a inquietação que motivou a pesquisa foi a seguinte: qual é a percepção dos pesquisadores, principais fontes de informação na área científica, sobre o relacionamento com os jornalistas e a divulgação de seus trabalhos por meio da imprensa?
Para responder a esta questão, o objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção dos pesquisadores sobre a importância de divulgar a ciência por meio da mídia tradicional.
Esta proposta deve ser compreendida sob a ótica da necessidade de levar informações sobre o fazer científico e seus resultados para a sociedade em geral.
Os objetivos específicos são: verificar os aspectos positivos e negativos apontados pelos pesquisadores nessa comunicação; identificar os principais desafios, obstáculos, prejuízos e benefícios notados no relacionamento entre cientistas e jornalistas; coletar informações sobre como e com que frequência o pesquisador interage com os veículos de comunicação, incluindo jornais, emissoras de televisão e rádio, revistas e sites.
Essas informações permitiram avaliar como o cientista tem colaborado para que a população tenha conhecimento sobre a presença da ciência em sua vida e, assim, possa identificar o vínculo entre a ciência e os produtos e serviços que fazem parte do dia a dia.
