Apresentar uma obra cuja intenção é transmitir a identidade de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC) é um desafio. Isso porque um dos pontos fortes desse programa, destacado em avaliações da Capes, é a sua diversidade.
Essa coletânea pretende celebrar mais um ano de existência do PPGPsiCC com uma mostra do que tem constituído a trajetória de pesquisa deste grupo de professores, pós-graduandos, egressos e suas parcerias nacionais e internacionais.
Ao apreciar os capítulos, o leitor perceberá aspectos identitários relevantes do programa. O primeiro deles é a abrangência de abordagens em psicologia clínica, com temáticas amplas, capazes de expressar a reflexão epistemológica e metodológica que norteia o PPGPsiCC.
Isso resulta no compromisso com a inserção social revelada pela constante articulação entre as intervenções clínicas e as demandas da sociedade.
Outro aspecto a ser considerado é o processo que está por trás de cada produção.
É importante entender a origem dos textos, que são resultados de projetos de pesquisas congruentes com as linhas do PPGPsiCC e que, sem exceção, pretendem compartilhar saberes que ilustram a responsabilidade em transformar realidades, articulados com os objetivos de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em seus pilares de ensino, pesquisa e extensão.
Há também, nesse processo, uma partilha da maturidade acadêmica dos docentes e autores, que está representada em seus diferentes percursos de formação, mas virtuosos em sua capacidade de compor parcerias complementares e muito frutíferas em prol da produção científica de qualidade.
Desejamos que esse livro possa despertar reflexões e inspirar ações.
Não há como representar todo o potencial de um Programa de Pós-Graduação na apresentação de capítulos, mesmo que tenham sido produzidos com todo o empenho em compartilhar projetos e ideias.
Sabemos que a escrita não consegue conter e contemplar toda a experiência, mas esperamos que o leitor consiga absorver nosso entusiasmo e também ser sensibilizado por nossas inquietações.
Fazer ciência é um ato político e, por isso, um livro que dá visibilidade aos trabalhos e ações de um Programa de Pós-Graduação tem se tornado, cada vez mais, um símbolo concreto de nossas lutas.
Baixe o Vol. I aqui, o Vol II aqui e o Vol. III aqui.