Este livro é continuidade de um trabalho que desde 2013 vem sendo mediado pela professora de Língua Portuguesa e Produção Textual com os alunos do 8° ano do Instituto de Educação Santo Antônio, e que teve como resultado a publicação do primeiro volume de Pequenos Escritores, Grandes Autores.
O tema central é o Valor da Leitura e da Escrita na formação de autores sociais. Cabe aqui apresentar, em poucas palavras, o enfoque teórico que tomamos como estrutura basilar para a realização deste projeto.
Inicialmente, cabe mencionar que este é produto de um processo de criação e recriação de textos durante o primeiro bimestre do ano letivo, na esperança de incentivar a produção escrita dos estudantes.
Como dito no prefácio ao primeiro volume, ao abordar o ensino de Língua Portuguesa e Produção Textual é preciso esclarecer a necessidade de trabalhar com os gêneros textuais.
Para tanto, a leitura de textos de estudiosos como Bakhtin, Koch e Elias e Marcuschi, entre outros, se faz indispensável. Portanto, tomamos como base o conceito proposto por Marcuschi que os define como “composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas”.
Quanto à educação, faz-se necessário mencionar que esta tem por finalidade a humanização dos indivíduos. Nas palavras de Saviani o trabalho educativo é o ato de produzir, direta, intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens”.
Portanto, questiona-se: quais são as considerações sobre os gêneros textuais, que fazem parte do cotidiano e são produzidos de geração em geração, constituindo conhecimento já elaborado pela sociedade, propostas no ambiente escolar?
Para dar conta deste questionamento tomamos como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, e calcados nos objetivos a seguir criamos foco para este trabalho.
Baixe o Vol. I aqui.