Contextos, Saberes E Práticas Voltadas Ao Estudante Com Altas Habilidades/Superdotação

A pesquisa suscita refletir no reconhecimento de que a maneira de pensar ensino contribui para o desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação.

Disposta a ampliar seu próprio entendimento sobre Altas Habilidades/Superdotação, Carina se prontificou a viver doze meses nos Estados Unidos, buscando ouvir, ver, registrar e refletir sobre experiências partilhadas em escolas situadas em comunidade do estado de Indiana, bem como sobre os programas de enriquecimento desenvolvidos pelo Gifted Education Research & Resource Institute (GERI), do Department of Educational Studies, College of Education, na Purdue University.

Tal significância resultou num texto de tipo etnográfico, constituído por material amplo e diverso: fotografias e relatos sobre a configuração das salas de aulas, fotografias e descrições dos materiais didáticos, depoimentos de docentes e de membros das equipes da gestão escolar, programas e prospectos de cursos voltados para o enriquecimento curricular, fichas de testes, croquis arquitetônicos, legislação educacional, apontamentos em caderno de campo, entre outros.

Palmeando as salas de aula é que Carina percebeu o fato de os docentes oferecerem diferenciação curricular aos discentes, de modo que tal ação favorecesse o trabalho envolvendo Altas Habilidades/Superdotação. Curiosamente, essa postura parece derivar da vivência de uma cultura escolar que valoriza potencialidades e a capacidade dos docentes em reconhecê-las e promovê-las junto aos discentes, por meio de práticas pedagógicas variadas, dinâmicas e colaborativas, bem como de avaliações processuais e que se baseiam em acompanhamentos alternando as observações individuais e coletivas.

Assim, a pesquisa que o leitor tem em mãos suscita refletir, entre outras coisas, no reconhecimento de que a maneira de pensar ensino contribui para o desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação. O tema faz parte da construção de processos formativos capazes de destoar do modelo massificador e disciplinar que delineou a educação escolar contemporânea nos países ocidentais, principalmente.

Mas para ser possível, cumpre proporcionar debates que atravessam esse tema e, por isso, incidem nele diretamente: o que é escola? como ensinar? qual o papel do docente? quem é o discente?

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A pesquisa suscita refletir no reconhecimento de que a maneira de pensar ensino contribui para o desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação.

Disposta a ampliar seu próprio entendimento sobre Altas Habilidades/Superdotação, Carina se prontificou a viver doze meses nos Estados Unidos, buscando ouvir, ver, registrar e refletir sobre experiências partilhadas em escolas situadas em comunidade do estado de Indiana, bem como sobre os programas de enriquecimento desenvolvidos pelo Gifted Education Research & Resource Institute (GERI), do Department of Educational Studies, College of Education, na Purdue University.

Tal significância resultou num texto de tipo etnográfico, constituído por material amplo e diverso: fotografias e relatos sobre a configuração das salas de aulas, fotografias e descrições dos materiais didáticos, depoimentos de docentes e de membros das equipes da gestão escolar, programas e prospectos de cursos voltados para o enriquecimento curricular, fichas de testes, croquis arquitetônicos, legislação educacional, apontamentos em caderno de campo, entre outros.

Palmeando as salas de aula é que Carina percebeu o fato de os docentes oferecerem diferenciação curricular aos discentes, de modo que tal ação favorecesse o trabalho envolvendo Altas Habilidades/Superdotação. Curiosamente, essa postura parece derivar da vivência de uma cultura escolar que valoriza potencialidades e a capacidade dos docentes em reconhecê-las e promovê-las junto aos discentes, por meio de práticas pedagógicas variadas, dinâmicas e colaborativas, bem como de avaliações processuais e que se baseiam em acompanhamentos alternando as observações individuais e coletivas.

Assim, a pesquisa que o leitor tem em mãos suscita refletir, entre outras coisas, no reconhecimento de que a maneira de pensar ensino contribui para o desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação. O tema faz parte da construção de processos formativos capazes de destoar do modelo massificador e disciplinar que delineou a educação escolar contemporânea nos países ocidentais, principalmente.

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