Para Entender O Jornalismo

Professores, alunos e profissionais de comunicação social buscam cada vez mais respostas para suas perguntas para entender o jornalismo. Novas questões surgem com um volume cada vez maior de estudos e pesquisas

empreendidos na área da comunicação, de um modo geral, e do jornalismo, em particular. Esses estudos, contudo, produzidos e divulgados no meio acadêmico, nem sempre chegam com facilidade às estantes desses tão interessados alunos, professores e jornalistas, que devem aplicá-los em sua prática profissional ou ampliar seus conhecimentos tout court.
A prática docente universitária no ensino do jornalismo no Brasil tem sido oferecer aos alunos excertos pinçados em compêndios nacionais e estrangeiros – que ainda exigem o esforço de tradução para sua discussão em classe –, assim como a seleção e a disponibilização de textos extraídos de anais de congressos ou de publicações científicas, perfazendo um grande volume de material disperso. Assim, professores universitários de todos os níveis, para dar conta de cumprir com seus objetivos a cada semestre letivo, têm feito uso, parcial e esparsamente, de farta bibliografia especializada, que nem sempre cumpre com os objetivos pedagógicos.
Dando-nos conta dessa realidade no ensino do jornalismo no Brasil, apresentou-se-nos um desafio: planejar, escrever e publicar um livro didático que reúna um conjunto de temas e questões que permitam ao leitor – aluno, professor ou profissional – dar-se conta da complexidade do conhecimento ofertado nessa área, de modo a ampliar cada vez mais o saber sobre a matéria. Isto é, quanto maior o leque de estudos oferecido, maior deverá ser o interesse do leitor para dar continuidade às suas próprias pesquisas.
Tal proposta foi apresentada a um grupo de professores e estudantes de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, todos com experiência em salas de aula junto a alunos de Jornalismo. Todos compreenderam bem sua tarefa, devido às suas recentes experiências como discentes e docentes. Todos concordaram com o desafio apresentado: fazer um texto ao mesmo tempo sério e apetitoso à leitura.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Para Entender O Jornalismo

Professores, alunos e profissionais de comunicação social buscam cada vez mais respostas para suas perguntas para entender o jornalismo. Novas questões surgem com um volume cada vez maior de estudos e pesquisas empreendidos na área da comunicação, de um modo geral, e do jornalismo, em particular. Esses estudos, contudo, produzidos e divulgados no meio acadêmico, nem sempre chegam com facilidade às estantes desses tão interessados alunos, professores e jornalistas, que devem aplicá-los em sua prática profissional ou ampliar seus conhecimentos tout court.
A prática docente universitária no ensino do jornalismo no Brasil tem sido oferecer aos alunos excertos pinçados em compêndios nacionais e estrangeiros – que ainda exigem o esforço de tradução para sua discussão em classe –, assim como a seleção e a disponibilização de textos extraídos de anais de congressos ou de publicações científicas, perfazendo um grande volume de material disperso. Assim, professores universitários de todos os níveis, para dar conta de cumprir com seus objetivos a cada semestre letivo, têm feito uso, parcial e esparsamente, de farta bibliografia especializada, que nem sempre cumpre com os objetivos pedagógicos.
Dando-nos conta dessa realidade no ensino do jornalismo no Brasil, apresentou-se-nos um desafio: planejar, escrever e publicar um livro didático que reúna um conjunto de temas e questões que permitam ao leitor – aluno, professor ou profissional – dar-se conta da complexidade do conhecimento ofertado nessa área, de modo a ampliar cada vez mais o saber sobre a matéria. Isto é, quanto maior o leque de estudos oferecido, maior deverá ser o interesse do leitor para dar continuidade às suas próprias pesquisas.
Tal proposta foi apresentada a um grupo de professores e estudantes de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, todos com experiência em salas de aula junto a alunos de Jornalismo. Todos compreenderam bem sua tarefa, devido às suas recentes experiências como discentes e docentes. Todos concordaram com o desafio apresentado: fazer um texto ao mesmo tempo sério e apetitoso à leitura.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog