O que, quem, quando, onde, por quê? O roteiro de indagações desse quase-mantra jornalístico, dos lides e das pirâmides invertidas, estão na base desse trabalho de dissertação. O que, afinal, é (ou deveria ser) comunicação organizacional (ou comunicação corporativa? e comunicação pública?) – e o que se espera do setor que cuida dela?; quem são os principais públicos envolvidos (e qual o papel de cada um deles na dinâmica comunicacional das organizações?); quando/onde, considerando o contexto de nossa sociedade globalizada e organizada (organizacional), e em organizações públicas de educação, mais precisamente universidades (quais as implicações desse contexto para o nosso objeto de estudo?), e, finalmente, por que a comunicação nas organizações é importante, e é importante (re)pensarmos a comunicação nessa perspectiva?
Há ainda uma sexta pergunta a ser feita, que costuma aparecer na penúltima posição da lista de questões fundamentais da apuração jornalística (como?), a qual sintetiza nosso problema de pesquisa: considerando todos os questionamentos anteriores, como a comunicação organizacional das universidades públicas deve se estruturar e funcionar para ter seu potencial melhor aproveitado, no sentido do seu fortalecimento e legitimação, de forma a melhor contribuir para o êxito da missão social da instituição, em sintonia com os interesses da sociedade? Disso, desdobra-se um inevitável segundo “como”: como podemos demonstrar em escalas mensuráveis tal contribuição, a ponto de justificar de forma plausível investimentos de recursos humanos e materiais nesse setor?
Em busca de meios e métodos de avaliar a comunicação, as respostas mais consistentes (embora não definitivas) para essas perguntas foram encontradas nos estudos de autores que têm se preocupado em discutir a comunicação sob um enfoque estratégico e integrado, que leva em consideração as subjetividades inerentes à cultura das organizações, e também têm se esforçado para desenvolver e consolidar as bases epistemológicas da comunicação como ciência, buscando meios cientificamente criteriosos para a pesquisa nesta área do conhecimento.
Comunicação Organizacional Em Universidades Públicas: O Caso Da UFT
- Comunicação, Educação
- 13 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.