Clareira Luminosa

O título do livro é inspirado na metáfora proposta por Paul Ricoeur clareira luminosa e remete à imaginação criadora, espaço onde decido, onde “eu posso”.

Clareira Luminosa é concebido, em sua inspiração, a partir de um grande sonho que, alimentado por vários meses, no ano de 2014, pôde sair do papel em 2015, o curso de Aperfeiçoamento Educação Infantil, Infâncias e Arte (EIIA), semipresencial, idealizado por docentes da Unifesp numa parceria entre Secretaria de Educação Básica (Ministério da Educação) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para professores que atuavam na Educação Infantil nas redes municipais de São Paulo e Guarulhos.

Referimo-nos à experiência do curso como um sonho porque fora a base de todo o seu planejamento o que nos ocorria como central na atuação do professor com crianças pequenas em Artes: o ser e se descobrir nas artes, o refletir e o fazer pedagógico e a centralidade na criança – afinal infância, como nos diz Marina Célia Moraes Dias, “é quando tudo começa, quando a vida fica grávida do mundo”, projeto abraçado fortemente por toda a equipe do curso.

Já em sua concepção, o EIIA tomou forma pelas muitas mãos que se entrelaçavam em tal busca: professores formadores e pesquisadores, tutoras, supervisor, coordenadoras, secretárias, designers e professores cursistas. Cada um deixou um pouco de Si e do Outro também levou.

Os principais pressupostos que nortearam o planejamento e todo o desenvolvimento do curso permearam a cultura da(s) infância(s) e da arte na educação do olhar sensível. A educação da imaginação, as vivências imaginativas das infâncias e a experiência cultural intencionavam o despertar dos sentidos.

Para aguçar ainda mais um professor-leitor ávido por conhecer particularidades da mediação em artes com as crianças da Educação Infantil, articulamos os diversos espaços de saberes da educação em arte para a apreciação artística.

O título do livro é inspirado na metáfora proposta por Paul Ricoeur clareira luminosa e remete à imaginação criadora, espaço onde decido, onde “eu posso”. A clareira luminosa é onde “brincamos”, onde a imaginação trabalha. Para o autor “não há ação sem imaginação”, toda ação depende da imaginação, e lança o ser para um mundo novo.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Clareira Luminosa

O título do livro é inspirado na metáfora proposta por Paul Ricoeur clareira luminosa e remete à imaginação criadora, espaço onde decido, onde “eu posso”.

Clareira Luminosa é concebido, em sua inspiração, a partir de um grande sonho que, alimentado por vários meses, no ano de 2014, pôde sair do papel em 2015, o curso de Aperfeiçoamento Educação Infantil, Infâncias e Arte (EIIA), semipresencial, idealizado por docentes da Unifesp numa parceria entre Secretaria de Educação Básica (Ministério da Educação) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para professores que atuavam na Educação Infantil nas redes municipais de São Paulo e Guarulhos.

Referimo-nos à experiência do curso como um sonho porque fora a base de todo o seu planejamento o que nos ocorria como central na atuação do professor com crianças pequenas em Artes: o ser e se descobrir nas artes, o refletir e o fazer pedagógico e a centralidade na criança – afinal infância, como nos diz Marina Célia Moraes Dias, “é quando tudo começa, quando a vida fica grávida do mundo”, projeto abraçado fortemente por toda a equipe do curso.

Já em sua concepção, o EIIA tomou forma pelas muitas mãos que se entrelaçavam em tal busca: professores formadores e pesquisadores, tutoras, supervisor, coordenadoras, secretárias, designers e professores cursistas. Cada um deixou um pouco de Si e do Outro também levou.

Os principais pressupostos que nortearam o planejamento e todo o desenvolvimento do curso permearam a cultura da(s) infância(s) e da arte na educação do olhar sensível. A educação da imaginação, as vivências imaginativas das infâncias e a experiência cultural intencionavam o despertar dos sentidos.

Para aguçar ainda mais um professor-leitor ávido por conhecer particularidades da mediação em artes com as crianças da Educação Infantil, articulamos os diversos espaços de saberes da educação em arte para a apreciação artística.

O título do livro é inspirado na metáfora proposta por Paul Ricoeur clareira luminosa e remete à imaginação criadora, espaço onde decido, onde “eu posso”. A clareira luminosa é onde “brincamos”, onde a imaginação trabalha. Para o autor “não há ação sem imaginação”, toda ação depende da imaginação, e lança o ser para um mundo novo.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog