
Ensinando Permacultura é uma síntese da experiência de ensino do Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC (NEPerma/UFSC) que procura transmitir a “cultura de permanência” de forma plural, com embasamento científico, transpassando diversas temáticas para possibilitar uma melhor compreensão de como planejar espaços geográficos sustentáveis de forma sistêmica. Esta obra busca também ultrapassar os limites da academia, expandir e popularizar o ensino de Permacultura de acordo com os preceitos de seu idealizador, Bill Mollison. Os autores esperam, assim, contribuir para o conhecimento de uma forma de viver mais harmônica com o planeta.
A ideia de fazer um livro que verse sobre formas de ensinar Permacultura surgiu da demanda de docentes e de grupos de entusiastas envolvidos em universidades, institutos federais de ensino, institutos e estações de Permacultura.
Este livro tem sua estrutura baseada no currículo de ensino por fluxos energéticos, que compartilha os conhecimentos da Permacultura considerando três estágios de aprendizado, que incluem bases fundamentais de conhecimento para a [re]conexão à natureza, o manejo do espaço planejado e a inserção do humano na paisagem.
O primeiro estágio fala dos conhecimentos fundamentais para a formação de um permacultor, passando pela sensibilização para os problemas ambientais e o nosso distanciamento da natureza. Logo após, vem a apresentação das éticas e princípios de planejamento, fundamentos de Ecologia e clima, reconhecimento de padrões naturais e como fazer a leitura da paisagem.
O segundo estágio compreende o manejo da paisagem considerando a metodologia de planejamento da Permacultura, conhecimentos sobre solos e o cultivo de alimentos, bem como o entendimento de como as energias fluem na paisagem.
O terceiro estágio insere o humano atual dentro de toda sua cultura de infraestrutura desenvolvida no contexto da paisagem, considerando o abrigo, o reconhecimento de riscos e a construção de relacionamentos sociais.
