Este trabalho começou a ser elaborado com a preocupação de tentar compreender a luta no e pelo espaço urbano realizada pelos favelados.
O ponto de partida foi a conclusão da dissertação de mestrado, onde analisei as causas do crescimento explosivo das favelas, sua distribuição pelo espaço urbano na cidade de São Paulo, a situação de trabalho dos favelados e o percurso migratório dos chefes de família migrantes moradores em favelas.
Esta análise me permitiu compreender a realidade da inserção no mercado de trabalho e de consumo da população favelada; ao mesmo tempo fez surgir novas indagações sobre a produção, reprodução e lutas no espaço urbano.
Assim, o ponto de chegada da dissertação de mestrado foi o ponto de partida deste trabalho: analisar os movimentos sociais urbanos que ganhavam visibilidade política no início da década de 80, bem como as ocupações organizadas, contrastantes com as ocupações cotidianas das favelas.
Ainda na dissertação de mestrado, analisei comparativamente a situação de trabalho dos favelados com os moradores de casas de alvenaria e concluí que a população favelada faz parte da classe trabalhadora em seu conjunto e não é marginal ao sistema econômico.
Obtém seu sustento pela venda de sua força de trabalho em condições semelhantes a dos moradores das casas de alvenaria. Mas considerei que as lutas entre vizinhos – casas de alvenaria e barracos – pudesse ser atribuída ao fato da favela provocar uma “desvalorização”, ou pelo menos um não aumento de preço, nos terrenos das vizinhanças.
Para sair de uma análise puramente econômica, tornou-se importante analisar a produção do espaço, tentando compreender a complexidade de produção/reprodução do espaço e as formas de legitimação da propriedade da terra, compreendidas neste trabalho através da análise dos discursos sobre a cidade e sobre a moradia. Assim, procuro obter um compreensão sobre a luta no e pelo espaço urbano de segmentos da classe trabalhadora.
Fica evidente que, ao afirmar que a população favelada faz parte da classe trabalhadora em seu conjunto, utilizo o conceito marxista de classe social, relacionada ao lugar objetivo que cada um ocupa na divisão social do trabalho.
Na Procura Do Lugar O Encontro Da Identidade
- Ciências Sociais, Geografia, Urbanismo
- 22 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.