Psicofármacos: Consulta Rápida
, obra consagrada junto aos profissionais da psiquiatria por sua utilidade diária na clínica, além de fonte de consulta para estudantes, residentes e profissionais das diversas áreas da saúde.
Totalmente atualizada, revisada e ampliada, apresenta as informações mais recentes sobre medicamentos psiquiátricos no Brasil em um texto preciso, sucinto e, ao mesmo tempo, completo.
Alguns livros acabam por merecer, dada a sua importância, o título de “essenciais” e, por isso, devem estar nos estandes de nossos armários. Outros, além de essenciais, são livros “necessários”, dada a extrema utilidade que possuem no dia-a-dia.
Esses últimos saem dos estandes para se alojarem nas mesas e escrivaninhas de nossos consultórios, para serem manuseados muitas vezes ao longo do dia. Pois o livro Psicofármacos: Consulta Rápida é um desses livros: ao mesmo tempo, essencial e necessário.
Tanto que, entre muitos psiquiatras brasileiros, é comumente chamado de “o Cordioli”, em uma referência a sua popularização como literatura usual na nossa prática clínica.
Esse é um livro que já tem história. A sua primeira impressão data de 1997, bem menor e mais tímida que as seguintes, mas nem por isso com menos dedicação por parte de seus autores (à época, um pequeno grupo de entusiastas autores, capitaneados pelo Professor Cordioli).
Na realidade, o talento e o trabalho minucioso e inovador do colega Aristides Cordioli, e de alguns poucos colegas que o acompanham há mais de 15 anos, já se faziam notar quando foi lançado nos meados da década de 90 o S.E.T.A. O S.E.T.A. era um software cuja sigla significava “Sistema Especialista para os Transtornos de Afeto”.
Esse sistema especialista informatizado foi, de fato, o embrião do Psicofármacos: Consulta Rápida. Portanto, Cordioli – professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – está à frente de um projeto acadêmico voltado para a área de psicofarmacologia há quase duas décadas. Isso, em um país jovem como o nosso e, muitas vezes, com pouco fôlego para projetos de longa duração, é uma raridade.
Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante
e ganhe esta camisa ou escolha outros dos
nossos brindes.