
Atenção Integrada Às Doenças Prevalentes Na Infância traz uma série de textos de profissionais da área da saúde materno-infantil. Oferece um panorama da atenção integrada às doenças prevalentes na infância, estratégia reconhecida pelo Ministério da Saúde.
As metas para Desenvolvimento do Milênio resultaram do compromisso assumido por todos os países com os objetivos estabelecidos na reunião de cúpula global (World Summit), realizada em 1990.
Em resposta aos principais desafios para o desenvolvimento global e aos anseios da sociedade civil, as Metas promovem a redução da pobreza, a educação, a saúde materna, a igualdade de gênero e o propósito de combater e reduzir a mortalidade infantil, com a perspectiva de tornar-se uma ampla aliança global.
Em relação à redução da mortalidade infantil, a estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI – merece destaque.
Ela foi formulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e apresentada em 1996 como a principal estratégia para melhorar a saúde infantil.
Tem seu foco na atenção à criança menor de cinco anos, não somente relacionada à situação geral de saúde, mas também voltada para as doenças mais prevalentes que afetam essas crianças.
Atenção Integrada Às Doenças Prevalentes Na Infância pretende contribuir com a melhora da saúde da criança, em especial a brasileira, por meio da divulgação de experiências de implantação e de avaliação da implantação da estratégia AIDPI em diversas instituições e regiões do País. Incluem-se aí experiências de introdução da estratégia em instituições formadoras e em programas de graduação.
Esperamos que possam se beneficiar das informações aqui apresentadas uma gama de profissionais, em especial da área da saúde, incluindo: investigadores, educadores, gestores e mesmo profissionais da atenção básica.
Destacamos também que esta publicação poderá ser útil para alunos de graduação e pós-graduação, oferecendo sugestões de modelos de investigações e avaliações em serviços de saúde e unidades de ensino, os quais poderão servir para o planejamento e elaboração de trabalhos de conclusão de curso.
