
Pensar as mídias e a comunicação quer dizer pensar a contemporaneidade com suas subjetivações e dessubjetivações, suas sociabilidades rizomáticas, suas afetações nos corpos e nos imaginários, nas relações trabalhistas, nas narrativas sobre o real, nas formas de auto-eco-organização social e política.
Significa pensar os sujeitos coletivos que emergem das atuais ecologias socioculturais, as minorias que se experienciam como portadoras de direitos e pressionam tanto para uma reconfiguração das linguagens, das mensagens e dos sentidos socialmente produzidos como para que a comunicação encontre formas de incluí-las nos processos de construção coletiva do comum.
Significa pensar nas múltiplas mediações que contribuem para forjar nossas estratégias sensoriais, perceptivas e cognitivas; nossa ideia de nós mesmos e nossa relação com a alteridade; nossas práticas profissionais;
nossos modos de ser e de estar no mundo.
Pensar as mídias e a comunicação no mundo contemporâneo a partir de diversas perspectivas, percursos de exploração e sujeitos/objetos de estudo é o fio condutor desta coletânea de artigos.
Em sua heterogeneidade e polifonia, a obra pretende proporcionar ao leitor um leque amplo e atual de possibilidades de abordar os fenômenos comunicacionais, abarcando o jornalismo, o audiovisual, a publicidade e as mídias digitais.
Olhares Contemporâneos Sobre A Comunicação reúne estudos de docentes e pesquisadores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, todos atualmente na situação funcional de professores substitutos, e apresenta uma variedade de olhares que se debruçam tanto sobre fenômenos locais como sobre realidades de alcance global, enfatizando a indissociabilidade das duas dimensões.
Olhares Contemporâneos Sobre A Comunicação está dividido em três eixos temáticos. O primeiro, intitulado Subjetividades, ação social, imaginários e novas mídias, reflete sobre a relação entre as mídias, as novas tecnologias digitais e os processos de produção de subjetividades, de (re)configuração de relações sociais, de organização política para a ação transformadora e de (re)construção dos imaginários.
O segundo eixo, Imagem, corpo, produção de sentido, inclusão: perspectivas e desafios para o audiovisual, está voltado para a linguagem audiovisual em sua relação com o corpo, com a construção de sentido e com novos desafios como o da inclusão de pessoas com deficiência em produções midiáticas.
O terceiro eixo, Olhares sobre publicidade e jornalismo, oferece reflexões sobre como a emergência de novos atores sociais está repercutindo nas narrativas publicitárias e perspectivas atuais sobre o jornalismo, relacionando as práticas publicitária e jornalística ao contexto sócio-econômico-político de nossos dias e às mudanças estruturais que as afetam.
