Figurações Do Imaginário Cinematográfico Na Contemporaneidade

Figurações Do Imaginário Cinematográfico Na Contemporaneidade privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone

É quase senso comum, na crítica cultural contemporânea, afirmar que o cinema, ao longo dos séculos XX e XXI, cumpre, no imaginário social, o papel que cabia à literatura ao longo dos séculos XVIII e XIX - mais particularmente ao romance - na formulação, constituição e circulação de imagens e de representações sociais.

A proposta de Figurações Do Imaginário Cinematográfico Na Contemporaneidade é provocar os autores convidados, em sua grande maioria ligada a investigações em torno de objetos literários, a pensar o cinema como dispositivo cultural privilegiado para problematizar a representação das paisagens do presente.

Que discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade?

Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados?

A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a?

Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores de Figurações Do Imaginário Cinematográfico Na Contemporaneidade aos colaboradores convidados para o volume.

O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo.

Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual.

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Que discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade?

Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados?

A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a?

Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores de Figurações Do Imaginário Cinematográfico Na Contemporaneidade aos colaboradores convidados para o volume.

O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo.

Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual.

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