Pragmática: Comunicação Publicitária E Marketing

Os textos que compõem a presente coletânea possuem em comum o movimento de observação e de análise de configurações e estratégias comunicativas, empregadas e reconhecidas como estruturadoras dos discursos persuasivos da esfera mediática, especialmente do publicitário.


Em comum também o ineditismo e o fato de terem sido preparados para apresentação, em novembro de 2010, nas IV Jornadas LabCom sobre Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing, evento anualmente promovido pelo Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online, LabCom.
A disposição dos textos na coletânea coincide com a ordem de apresentação durante o evento. Formatos textuais originalmente escritos como conferências e comunicações foram transformados em artigos e aqui comparecem, para divulgação e compartilhamento.
A organização das IV Jornadas foi motivada pela necessidade de se dar atenção, no âmbito acadêmico, a gêneros textuais identificados como persuasivos e a aspectos relacionados com os processos produtivos destas tipologias.
Partiu-se da premissa de que existe uma reconhecida lacuna na produção acadêmico-científica, principalmente em língua portuguesa, comprometida com estes enfoques.
Levou-se em consideração a oportunidade de se poder reunir pesquisadores, cujas produções objetivam compreender os mecanismos linguístico-discursivos desenvolvidos por práticas sóciodiscursivas, a exemplo da publicidade, da comunicação organizacional e do marketing. Interessaram as abordagens realizadas à luz de conceitos e noções relacionados com campos teórico-metodológicos aproximados da comunicação, a exemplo da pragmática linguístico-discursiva.
Em Análisis pragmalingüístico de las estrategias de cortesía lingüística en la publicidad televisiva del siglo XXI, a professora e pesquisadora da Universidade de Valencia, Maria Milagros Del Saz Rubio, aplica as expansões e desdobramentos por ela realizados (2000) ao marco teórico de cortesia linguístico-discursiva, desenvolvido por P. Brown e S. Levinson, a um corpus de anúncios televisivos, em língua inglesa e espanhola, específicos de produtos relacionados com hábitos de higiene da mulher, durante os dias da menstruação.
Rosa Lídia Coimbra e Urbana Pereira Bendiha, professoras e pesquisadoras da Universidade de Aveiro, deram especial atenção à ambiência comunicacional da Internet, ao ressaltarem a web como um meio privilegiado de divulgação de conteúdos, inclusivamente de mensagens publicitárias, o que explica a crescente adesão das empresas ao recurso a sites para a divulgação das suas actividades e produtos. Em “O sushi é fish"– análise de publicidades a restaurantes japoneses em Portugal enfatizam, como objeto de atenção e análise, websites de restaurantes japoneses existentes em Portugal.

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Levou-se em consideração a oportunidade de se poder reunir pesquisadores, cujas produções objetivam compreender os mecanismos linguístico-discursivos desenvolvidos por práticas sóciodiscursivas, a exemplo da publicidade, da comunicação organizacional e do marketing. Interessaram as abordagens realizadas à luz de conceitos e noções relacionados com campos teórico-metodológicos aproximados da comunicação, a exemplo da pragmática linguístico-discursiva.
Em Análisis pragmalingüístico de las estrategias de cortesía lingüística en la publicidad televisiva del siglo XXI, a professora e pesquisadora da Universidade de Valencia, Maria Milagros Del Saz Rubio, aplica as expansões e desdobramentos por ela realizados (2000) ao marco teórico de cortesia linguístico-discursiva, desenvolvido por P. Brown e S. Levinson, a um corpus de anúncios televisivos, em língua inglesa e espanhola, específicos de produtos relacionados com hábitos de higiene da mulher, durante os dias da menstruação.
Rosa Lídia Coimbra e Urbana Pereira Bendiha, professoras e pesquisadoras da Universidade de Aveiro, deram especial atenção à ambiência comunicacional da Internet, ao ressaltarem a web como um meio privilegiado de divulgação de conteúdos, inclusivamente de mensagens publicitárias, o que explica a crescente adesão das empresas ao recurso a sites para a divulgação das suas actividades e produtos. Em “O sushi é fish”– análise de publicidades a restaurantes japoneses em Portugal enfatizam, como objeto de atenção e análise, websites de restaurantes japoneses existentes em Portugal.

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