Didática

A Didática tem como objeto de estudo o ensino tomado em sua realidade prático-social, sendo o professor o mediador do processo de ensinar e de aprender.

A Didática é um campo de estudos muito importante nos cursos de formação do professor.
Ela tem como objeto de estudo o ensino tomado em sua realidade prático-social, sendo o professor o mediador do processo de ensinar e de aprender.

A primeira Unidade, A Didática na Formação do Professor: constituição e saberes, focaliza a Didática como campo específico da formação de professores, tomando como referência as práticas docentes na perspectiva de sua ressignificação, dado que a didática e a formação do professor evocam processos complexos que precisam ser considerados em suas inter-relações.

Nesta Unidade, três textos apresentam considerações sobre: a didática como elemento articulador entre teoria e prática docente; saberes que são necessários à prática educativa; e a construção da identidade do professor reflexivo, sua função em relação ao conhecimento e ao ensino.

Na segunda Unidade, Conhecimento e Aprendizagem: interdependência, mediação e processos de significação, você tem a oportunidade de refletir sobre o ensino e a aprendizagem como processos interdependentes.

A abordagem em estudo remete para o entendimento do que se faz necessário mobilizar para que o processo do ensino aprendizagem resulte em apropriação/significação de conhecimentos escolares.

Enfatiza a ação transformadora de ensinar e aprender que tem como condição a dialogia, a descoberta e a contextualização dos conhecimentos.

Neste sentido, o processo de ensino e de aprendizagem é abordado numa visão dialógica de (re)construir saberes considerando o interculturalismo existente na sociedade, e a sala de aula é percebida como espaço e tempo para as interações e mediação nos conhecimentos.

Na terceira Unidade, Planejamento Didático: elementos constitutivos e práticas na área de formação docente, será estudada a organização didática do ensino, ou seja, o processo de planejamento da aula na visão colaborativa entre alunos e professores.

Visa à reflexão e à desconstrução do modo tradicional de “dar aula”, propondo modificações na rotina do planejamento e a revisão crítica dos elementos estruturantes da organização didática da aula. Investiga, ainda, como o planejamento se efetiva nas práticas de ensino dos professores de sua área de formação.

Na quarta Unidade, Avaliação na Perspectiva da Inclusão Escolar e Social: teorias e práticas alternativas, a avaliação como elemento constitutivo da prática educativa será apresentada na referência à inclusão social e escolar.

Avaliar na perspectiva de cuidar para que a aprendizagem se processe, supõe criticar a avaliação que se faz exclusivamente classificatória, analisar os elementos implicados e recolocá-la na lógica democrática.

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Ela tem como objeto de estudo o ensino tomado em sua realidade prático-social, sendo o professor o mediador do processo de ensinar e de aprender.

A primeira Unidade, A Didática na Formação do Professor: constituição e saberes, focaliza a Didática como campo específico da formação de professores, tomando como referência as práticas docentes na perspectiva de sua ressignificação, dado que a didática e a formação do professor evocam processos complexos que precisam ser considerados em suas inter-relações.

Nesta Unidade, três textos apresentam considerações sobre: a didática como elemento articulador entre teoria e prática docente; saberes que são necessários à prática educativa; e a construção da identidade do professor reflexivo, sua função em relação ao conhecimento e ao ensino.

Na segunda Unidade, Conhecimento e Aprendizagem: interdependência, mediação e processos de significação, você tem a oportunidade de refletir sobre o ensino e a aprendizagem como processos interdependentes.

A abordagem em estudo remete para o entendimento do que se faz necessário mobilizar para que o processo do ensino aprendizagem resulte em apropriação/significação de conhecimentos escolares.

Enfatiza a ação transformadora de ensinar e aprender que tem como condição a dialogia, a descoberta e a contextualização dos conhecimentos.

Neste sentido, o processo de ensino e de aprendizagem é abordado numa visão dialógica de (re)construir saberes considerando o interculturalismo existente na sociedade, e a sala de aula é percebida como espaço e tempo para as interações e mediação nos conhecimentos.

Na terceira Unidade, Planejamento Didático: elementos constitutivos e práticas na área de formação docente, será estudada a organização didática do ensino, ou seja, o processo de planejamento da aula na visão colaborativa entre alunos e professores.

Visa à reflexão e à desconstrução do modo tradicional de “dar aula”, propondo modificações na rotina do planejamento e a revisão crítica dos elementos estruturantes da organização didática da aula. Investiga, ainda, como o planejamento se efetiva nas práticas de ensino dos professores de sua área de formação.

Na quarta Unidade, Avaliação na Perspectiva da Inclusão Escolar e Social: teorias e práticas alternativas, a avaliação como elemento constitutivo da prática educativa será apresentada na referência à inclusão social e escolar.

Avaliar na perspectiva de cuidar para que a aprendizagem se processe, supõe criticar a avaliação que se faz exclusivamente classificatória, analisar os elementos implicados e recolocá-la na lógica democrática.

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