Resumo

Resumo refere-se à leitura e à produção deste gênero, muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em atividades acadêmicas e profissionais.

Em um de seu famosos escritos, o grande escritor argentino Jorge Luis Borges nos lembra que o livro é como o rio de Heráclito: um curso fluido, tão diferente de si mesmo a cada momento quanto nós mesmos, que, a cada vez que o adentramos, somos outros.

Esta é a imagem que me ocorre, ao perceber que toda esta coleção compõe um só livro, em que cada volume figura como um capítulo. E talvez por aproveitar ao máximo esse caráter fluido dos livros, constitui um verdadeiro curso. Não só porque suas águas levam a bons destinos, mas também porque, volume após volume, o leitor terá cursado um eficiente programa de leitura e produção de textos, fundamental para o seu bom desempenho na escola, na universidade ou mesmo na empresa.

Mas, assim como não é preciso estar na nascente ou na foz para estar legitimamente dentro do rio, não é preciso “começar do começo” a leitura deste livro-coleção para aprender — e muito — com ele. Em qualquer dos pontos, podemos nos banhar neste curso, beber suas águas, nelas navegar. E o que é melhor: também podemos cursá-lo sem qualquer matrícula.

Entretanto, o interesse e a originalidade desta coleção vão muito além. Os livros são claramente didáticos, em seus propósitos, na metodologia de ensino/aprendizagem com que trabalham, nos conteúdos que abordam, nas recomendações ao professor que os utilizar. Mas não são escolares, tampouco são “livros didáticos”: não foram pensados para a disciplina Tal, do curso Tal Outro, em uma série determinada. E podem até ser muito bem aproveitados por aqueles que já não estão na escola, mas continuam empenhados em aprender.

E aí nos deparamos com uma outra originalidade: cada pequeno volume é também uma oficina; ou seja, um conjunto de práticas, organizadas não para “transmitir informações sobre algo”, mas para ensinar afazer esse algo. E neste caso, nada é mais adequado. Afinal, ler e escrever são duas práticas, estreitamente articuladas entre si.

O primeiro volume, Resumo, refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas.

O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Resumo

Resumo refere-se à leitura e à produção deste gênero, muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em atividades acadêmicas e profissionais.

Em um de seu famosos escritos, o grande escritor argentino Jorge Luis Borges nos lembra que o livro é como o rio de Heráclito: um curso fluido, tão diferente de si mesmo a cada momento quanto nós mesmos, que, a cada vez que o adentramos, somos outros.

Esta é a imagem que me ocorre, ao perceber que toda esta coleção compõe um só livro, em que cada volume figura como um capítulo. E talvez por aproveitar ao máximo esse caráter fluido dos livros, constitui um verdadeiro curso. Não só porque suas águas levam a bons destinos, mas também porque, volume após volume, o leitor terá cursado um eficiente programa de leitura e produção de textos, fundamental para o seu bom desempenho na escola, na universidade ou mesmo na empresa.

Mas, assim como não é preciso estar na nascente ou na foz para estar legitimamente dentro do rio, não é preciso “começar do começo” a leitura deste livro-coleção para aprender — e muito — com ele. Em qualquer dos pontos, podemos nos banhar neste curso, beber suas águas, nelas navegar. E o que é melhor: também podemos cursá-lo sem qualquer matrícula.

Entretanto, o interesse e a originalidade desta coleção vão muito além. Os livros são claramente didáticos, em seus propósitos, na metodologia de ensino/aprendizagem com que trabalham, nos conteúdos que abordam, nas recomendações ao professor que os utilizar. Mas não são escolares, tampouco são “livros didáticos”: não foram pensados para a disciplina Tal, do curso Tal Outro, em uma série determinada. E podem até ser muito bem aproveitados por aqueles que já não estão na escola, mas continuam empenhados em aprender.

E aí nos deparamos com uma outra originalidade: cada pequeno volume é também uma oficina; ou seja, um conjunto de práticas, organizadas não para “transmitir informações sobre algo”, mas para ensinar afazer esse algo. E neste caso, nada é mais adequado. Afinal, ler e escrever são duas práticas, estreitamente articuladas entre si.

O primeiro volume, Resumo, refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas.

O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog