
O Ambiente acadêmico, além da produção do conhecimento e da construção de uma educação pautada no viés emancipador, onde o aluno protagoniza sua independência como sujeito, deve estar sincronizado com os outros ambientes que o cercam, deve estar alinhado com o que existe além dos muros da academia.
O Processo ensino-aprendizagem de uma instituição de ensino superior seja esta pública ou privada precisa estar síncrono aos anseios da comunidade onde esta instituição está inserida.
Isso permite que o ensino, que a ciência, o conhecimento extravasem os limites da sala de aula e dos laboratórios e alcancem essa comunidade. “Sentir”, “perceber” e entender a comunidade, provoca sua adesão às perspectivas e aos propósitos da academia combinando o êxito e a relevância de construir o conhecimento e consequentemente da própria ciência. Isso também é educação, é ensino, é a boa prática da academia.
Por considerar tudo isso o Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) promove o Projeto Interdisciplinar quando em sua dinâmica de execução, leva a instituição para dentro das comunidades da região de Santarém, quando implementa ações dos mais diversos segmentos inerentes aos cursos de graduação e tecnológicos.
De forma articulada, envolvendo as disciplinas do semestre letivo em curso, os acadêmicos, sob supervisão docente, vão às comunidades locais para desenvolverem atividades de pesquisa, a fim de conhecer a realidade investigada; produzem conhecimento com os dados coletados e organizam ações intervencionistas, participando do processo dialético entre teoria e prática.
Aplicações da Computação na Amazônia apresenta coletânea de artigos dos projetos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores ao longo de seus 14 anos de existência demonstrando sua contribuição com a sociedade.
Um trabalho constituído graças ao empenho de todos os professores que fazem parte do colegiado do curso. Esperamos que com isso, levemos à luz do esclarecimento e do conhecimento qual o papel da academia.
Não tão somente chancelando a formação do acadêmico sob uma tutela tecnicista e profissional apenas, mas também da contribuição do meio acadêmico com a comunidade.
