Com esta edição, chega ao oitavo volume a série Literatura Brasileira Em Foco, que, inaugurada em 2003, reúne a produção intelectual da equipe de professores que atuam no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Literatura Brasileira.
Criado no início dos anos 1980, o Curso de Especialização em Literatura Brasileira permanece vivo e atuante, contando com professores do Instituto de Letras da UERJ e com professores convidados, oriundos de outras instituições de ensino superior.
Procurando abordar conteúdos relevantes e atuais, o Curso de Especialização em Literatura Brasileira desenvolve-se em torno de um tema, examinando-o sob os mais diversos ângulos.
A série Literatura brasileira em foco dedica-se, em cada edição, ao tema contemplado no Curso. Assim, este oitavo volume da série volta-se para outras formas de escrita da literatura. O trabalho na Especialização em Literatura Brasileira da UERJ é sempre prazeroso, por trazer a nós, professores, um retorno inegável.
Nossos alunos insistem em manter vivo um curso que tem enfrentado, assim como todos os cursos, em todos os níveis de ensino da UERJ, o descaso do Estado, a pressão para o desmonte da universidade pública — é público e notório o modo como tem sido tratada a educação nos últimos anos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro.
A UERJ, sabemos todos, tem sofrido, tem acumulado perdas. Mas nossos alunos dizem não ao desmonte: a resposta vem em excelência, em diversidade, em ensino de alta qualidade.
E assim se faz a permanência de um debate imprescindível para a universidade, na discussão e na pesquisa, que tem como objeto as questões da literatura brasileira.
Nós, professores de um curso que se mantém, a despeito de todos os ataques e de todas as tentativas de sucateamento de nossa universidade, sabemos que nossa força está na variedade dos temas literários que são apresentados a cada ano para nossos alunos, nas relações estabelecidas entre os diferentes pontos de vista, no contraste oferecido àqueles que nos procuram para a aquisição de pensamento crítico.
A publicação de textos que refletem tal diversidade é mais um ganho para nosso curso, para nossa universidade, que aposta sempre no debate.