
Quatro brasileiros do Coletivo Educ-ação – que é um iniciativa sem fins lucrativos que nasceu do encontro entre Eduardo Shimaraha, diretor de inovação e sustentabilidade do Anima Educação, o jornalista André Gravatá e as pesquisadoras Camila Piza e Carla Mayumi – percorreram os cinco continentes em busca de novos olhares para educação contemporânea.
O resultado dessa viagem foi a construção do livro Volta Ao Mundo Em 13 Escolas – onde mostra o percurso dos escritores em 9 países com o objetivo de mostrar escolas que possuem um método de educação não tradicional.
Dessa forma os brasileiros conseguiram mostrar as maneiras diferentes de educação ao longo dos países, destacando a diversidade de cada um dos centros de ensino.
No Brasil, quatro escolas foram escolhidas para participar do projeto. Três delas, o CPCD, a Amorim Lima e o Politeia, ficam situadas em São Paulo e uma, o CIEJA, fica situada em Minas Gerais.
Ainda na América do Sul, a Escuelas Experimentales foi escolhida para representar a Argentina. E nos Estados Unidos a North Star e a Quest to Learn foram destacadas.
Na Europa, a Shumacher College foi a escolhida na Inglaterra. Na Suécia foi falado sobre o Youth Initiative Program e na espanha sobre o Team Academy. Já na Ásia, escolas da India e da Indonésia foram mostradas, a Riverside School e a Green School, respectivamente. Por fim, a África do Sul também ganhou destaque com o Sustainability Institute.
Apesar de todas estarem presentes em Volta Ao Mundo Em 13 Escolas, elas não possuem as mesmas práticas e conceitos de ensino – e isso que é o mais legal – não há uma única forma e formato correto para o ensino.
Por exemplo, há centros de educação que são voltados para os conceitos da sustentabilidade e de ensinar a melhor convivência com a natureza e o meio ambiente.
Outras têm um maior foco em empreendedorismo, individualidade e autonomia. Ainda existem as que possuem um maior destaque para o convívio em sociedade e as mudanças no mundo.
Dessa maneira percebe-se que as escolas tratam o ensino de maneira diversa e que o que todas têm em comum é possuir uma nova forma de olhar a educação – e o fazem por meio de assuntos que estão em destaque na atualidade.
