Anderson Roges Teixeira Góes & Priscila Kabbaz Alves Da Costa (Orgs.) – Desenho Universal E Desenho Universal Para Aprendizagem

O Desenho Universal e o Desenho Universal Para Aprendizagem permitem romper barreiras não só físicas, como também pedagógicas.

Anderson Roges Teixeira Góes & Priscila Kabbaz Alves Da Costa (Orgs.) – Desenho Universal E Desenho Universal Para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas E Propostas Para Educação Inclusiva

A educação especial e inclusiva é uma temática que vem sendo muito discutida no contexto educacional, visto que é um direito humano que se fundamenta no princípio da igualdade de direitos e oportunidades de aprendizagem para todos. Pensar a inclusão no contexto escolar exige que o professor repense suas práticas, metodologias e forma de interação com seus estudantes, tanto com deficiência quanto sem.

Pensando nesse processo, a disciplina Tópicos em Educação em Ciências e em Matemática II: Fundamentos e Práticas da Educação Especial e Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve como proposta a reflexão desse tema e sua relação com o Desenho Universal (DU) e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).

O DU e o DUA permitem romper barreiras não só físicas, como também pedagógicas, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Pensar recursos ou estratégias de ensino inclusivos a partir dos princípios do DU e do DUA é um desafio aos professores, visto que, em suas formações, tanto inicial quanto continuada, muitas vezes não se depararam com essa preocupação.

Diante da necessidade de os professores adaptarem atividades para os alunos em um contexto inclusivo, este livro surgiu a partir dos estudos realizados na disciplina citada. O intuito é socializar os conhecimentos a respeito da temática com outros pesquisadores, professores, gestores e pais, de forma a possibilitar o acesso a materiais pensados na perspectiva inclusiva e que promovam a aprendizagem de todos, com ou sem deficiência, por meio de um mesmo recurso ou estratégia de ensino.

Cada um dos materiais, jogos e estratégias de ensino elaborados pelos autores busca apresentar não somente suas especificações técnicas, mas também os materiais utilizados, forma de confecção, sugestões de utilização, público-alvo e conteúdo a ser abordado, além de analisá-los segundo os princípios do DU e/ou DUA.

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Anderson Roges Teixeira Góes & Priscila Kabbaz Alves Da Costa (Orgs.) – Desenho Universal E Desenho Universal Para Aprendizagem

O Desenho Universal e o Desenho Universal Para Aprendizagem permitem romper barreiras não só físicas, como também pedagógicas.

Anderson Roges Teixeira Góes & Priscila Kabbaz Alves Da Costa (Orgs.) - Desenho Universal E Desenho Universal Para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas E Propostas Para Educação Inclusiva

A educação especial e inclusiva é uma temática que vem sendo muito discutida no contexto educacional, visto que é um direito humano que se fundamenta no princípio da igualdade de direitos e oportunidades de aprendizagem para todos. Pensar a inclusão no contexto escolar exige que o professor repense suas práticas, metodologias e forma de interação com seus estudantes, tanto com deficiência quanto sem.

Pensando nesse processo, a disciplina Tópicos em Educação em Ciências e em Matemática II: Fundamentos e Práticas da Educação Especial e Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve como proposta a reflexão desse tema e sua relação com o Desenho Universal (DU) e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).

O DU e o DUA permitem romper barreiras não só físicas, como também pedagógicas, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Pensar recursos ou estratégias de ensino inclusivos a partir dos princípios do DU e do DUA é um desafio aos professores, visto que, em suas formações, tanto inicial quanto continuada, muitas vezes não se depararam com essa preocupação.

Diante da necessidade de os professores adaptarem atividades para os alunos em um contexto inclusivo, este livro surgiu a partir dos estudos realizados na disciplina citada. O intuito é socializar os conhecimentos a respeito da temática com outros pesquisadores, professores, gestores e pais, de forma a possibilitar o acesso a materiais pensados na perspectiva inclusiva e que promovam a aprendizagem de todos, com ou sem deficiência, por meio de um mesmo recurso ou estratégia de ensino.

Cada um dos materiais, jogos e estratégias de ensino elaborados pelos autores busca apresentar não somente suas especificações técnicas, mas também os materiais utilizados, forma de confecção, sugestões de utilização, público-alvo e conteúdo a ser abordado, além de analisá-los segundo os princípios do DU e/ou DUA.

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