Hegemonia Burguesa Na Educação Pública

Hegemonia Burguesa Na Educação Pública apresenta o conteúdo e as discussões do curso através da sistematização de alguns dos seus trabalhos finais.

O livro Hegemonia Burguesa Na Educação Pública tem uma especificidade por três aspectos básicos: pela sua origem imediata e mediata e pelo processo de elaboração dos textos que o compõem, pelo enfoque teórico e político que expressa e pelo contexto em que vem a público.

Contexto que deriva do DNA da burguesia brasileira de marca colonizadora, escravocrata, antinacional, antipovo e golpista.

Com efeito, toda vez que há avanços na conquista de direitos pela classe trabalhadora, por menores que sejam, a classe dominante brasileira, com a violência das armas e pelo arbítrio e violência das leis, promove ditaduras ou desfere golpes de Estado.

Em 31 de agosto de 2016, mediante um linchamento parlamentar, midiático e jurídico do governo eleito pelo voto popular, com pretextos técnicos e jurídicos cínicos, mais um golpe de Estado interrompeu a frágil ordem democrática e o estado de direito. Um contexto que, sob o mando do rito legalista, instaurou um estado de exceção de traços policiais.

As análises apresentadas em Hegemonia Burguesa Na Educação Pública integram uma linhagem já significativa de pesquisas, cujo balanço prévio é apresentado de modo a compreender a agudeza de sua contribuição.

Consta ainda da Introdução uma sucinta descrição do trabalho realizado para a editoração das monografias, assim como a proposta de novas publicações sobre o curso.

Hegemonia Burguesa Na Educação Pública seleciona elementos significativos – estratégicos – do curso TEMS e do notável encontro entre docentes e pesquisadores fortemente imbuídos da experiência politécnica com educandos-docentes-pesquisadores da Educação do Campo.

Há ainda muito a falar sobre esta experiência para socializar as práticas docentes implementadas: o conjunto das linhas de pesquisa, elaborado e testado com excelentes resultados; a metodologia utilizada; a enorme contribuição de docentes das diversas universidades públicas do Rio de Janeiro e do país; dentre outros temas.

Mas também merecem cuidado as dificuldades enfrentadas: os conflitos entre vivências tão diversas, a escassez de recursos etc.

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Contexto que deriva do DNA da burguesia brasileira de marca colonizadora, escravocrata, antinacional, antipovo e golpista.

Com efeito, toda vez que há avanços na conquista de direitos pela classe trabalhadora, por menores que sejam, a classe dominante brasileira, com a violência das armas e pelo arbítrio e violência das leis, promove ditaduras ou desfere golpes de Estado.

Em 31 de agosto de 2016, mediante um linchamento parlamentar, midiático e jurídico do governo eleito pelo voto popular, com pretextos técnicos e jurídicos cínicos, mais um golpe de Estado interrompeu a frágil ordem democrática e o estado de direito. Um contexto que, sob o mando do rito legalista, instaurou um estado de exceção de traços policiais.

As análises apresentadas em Hegemonia Burguesa Na Educação Pública integram uma linhagem já significativa de pesquisas, cujo balanço prévio é apresentado de modo a compreender a agudeza de sua contribuição.

Consta ainda da Introdução uma sucinta descrição do trabalho realizado para a editoração das monografias, assim como a proposta de novas publicações sobre o curso.

Hegemonia Burguesa Na Educação Pública seleciona elementos significativos – estratégicos – do curso TEMS e do notável encontro entre docentes e pesquisadores fortemente imbuídos da experiência politécnica com educandos-docentes-pesquisadores da Educação do Campo.

Há ainda muito a falar sobre esta experiência para socializar as práticas docentes implementadas: o conjunto das linhas de pesquisa, elaborado e testado com excelentes resultados; a metodologia utilizada; a enorme contribuição de docentes das diversas universidades públicas do Rio de Janeiro e do país; dentre outros temas.

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