No Brasil, as escolas da rede pública ainda não oferece um programa de ajuda específica para as crianças com o TDAH e a dislexia. Muitos especialistas brasileiros defendem a ideia de que as crianças com o TDAH deveriam ter um programa de educação individualizada, como ocorre nos Estados Unidos.
Embora haja projetos aprovados pelo senado, as regras e regulamentos ainda não estão em vigência nas escolas públicas brasileiras, mas começam a surgir centros de apoio aos alunos, que oferecem aulas particulares com base no currículo da instituição de ensino regular. Nos países que adotam este programa , o programa é denominado PEI (Programa de Educação Individualizada).
Uma vez que o programa passe a viogorar no Brasil, ele se espelhará aos programas de educação individualizade adotados pelos Estados Unidos e muitos outros países.
Muitos pais de crianças com o TDAH são confrontados diariamente com uma série de dificuldades. O TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é caracterizado por várias questões educacionais e comportamentais importantes, os quais muitos pais, professores e até mesmo médicos podem ter dificuldades em lidar.
A parte do Déficit de Atenção do distúrbio faz com que a criança tenha problemas de concentração por um longo período de tempo.
Você pode achar que todas as crianças têm esse problema, mas a falta de concentração em uma criança com o TDAH é muito mais sério e pode afetar o desempenho da criança na escola.
A parte da Hiperatividade pode fazer a situação ainda pior. A criança com o TDAH não somente tem problemas de concentração, como também a falta de controle sobre os impulsos e poderá dizer e fazer determinadas coisas que muitos consideram inaceitáveis como, morder, chutar e gritar, que são as manifestações mais violentas do transtorno.
As formas menos radicais da hiperatividade podem ser, levantar-se inesperadamente de seu acento, dar respostas antecipadas ao professor mesmo antes que formule a questão, interromper todo o tempo, falar coisas inapropriadas e ofender os outros. Tudo isso pode ser prejudicial em uma sala de aula e consequentemente forçar o professor a reagir de alguma forma a este comportamento disruptivo.
Estratégias De Sucesso Na Escola Para Crianças Com O TDAH
- Educação, Pedagogia, Psicologia
- 26 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.