Histórias E Reflexões Da Publicidade E Propaganda E Da Comunicação Institucional

A obra se organiza em duas partes: História da publicidade e da comunicação institucional, composta por 13 artigos, e Questões contemporâneas, com 7 artigos

Apresentamos ao público este livro, que tem como título Histórias E Reflexões Da Publicidade E Propaganda E Da Comunicação Institucional, no ano do 10º Encontro Nacional de História da Mídia, o ALCAR 2015, cujo tema foca A Memória na Era Digital.

Nestes títulos chamam a atenção dois conceitos — história e memória —, que são diversos um do outro, mas se aproximam porque ambos remetem ao passado. “A memória é um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente; a história, uma representação do passado”, nos diz Pierre Nora.

Então, neste sentido, é possível afirmar que nosso livro evoca a memória, quando, por exemplo, apresenta as imagens que reconstituem a memória passada e recente da publicidade e da comunicação institucional; e, por outro lado, faz história ao promover a reflexão teórica em seus textos, porque a história, enquanto “operação intelectual e laicizante, demanda análise e discurso crítico”, pontua ainda Nora.

Da mesma forma, se para Halbwachs, a memória emerge de (e une) um grupo, e o que se retém do passado é aquilo que ainda vive na consciência desse grupo que a mantém, podemos considerar este livro como mais um registro da memória do Grupo de Trabalho História da Publicidade e da Comunicação Institucional, que através da seleção do que é histórico vem apontando para o que é memorável em títulos como Propaganda, História e Modernidade (organizado por Adolpho Queiroz em 2005), Sotaques Regionais da propaganda (organizado por Adolpho Queiroz e Lucilene Gonzales em 2006) História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil (organizado por Maria Berenice Machado, Adolpho Queiroz e Denise Castilhos de Araujo em 2008); Publicidade & Propaganda: 200 anos de história no Brasil (organizado por Maria Berenice Machado em 2009); Alternativas, mídias e histórias da comunicação persuasiva e institucional (organizado por Luciana Fischer e Maria Angela Pavan em 2011) e Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional (organizado por Ana Luiza Coiro Moraes, Flavi Ferreira Lisbôa Filho e Marília de Araujo Barcellos em 2013).

E agora, com este Histórias E Reflexões Da Publicidade E Propaganda E Da Comunicação Institucional ligamo-nos “às continuidades temporais, às evoluções e às relações entre as coisas” que Nora identifica como o fazer histórico, e nos inserimos, como grupo, num dos tópicos que também estão destacados na programação do 10º Encontro Nacional de História da Mídia, isto é, a memória dos 10 anos dos congressos da ALCAR.

O livro se organiza em duas partes: História da publicidade e da comunicação institucional, composta por treze artigos, e Questões contemporâneas, com 7 artigos. E em ambas resgata a memória de tempos vividos, no passado e no presente, seguindo trajetórias percorridas nas diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira.

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Nestes títulos chamam a atenção dois conceitos — história e memória —, que são diversos um do outro, mas se aproximam porque ambos remetem ao passado. “A memória é um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente; a história, uma representação do passado”, nos diz Pierre Nora.

Então, neste sentido, é possível afirmar que nosso livro evoca a memória, quando, por exemplo, apresenta as imagens que reconstituem a memória passada e recente da publicidade e da comunicação institucional; e, por outro lado, faz história ao promover a reflexão teórica em seus textos, porque a história, enquanto “operação intelectual e laicizante, demanda análise e discurso crítico”, pontua ainda Nora.

Da mesma forma, se para Halbwachs, a memória emerge de (e une) um grupo, e o que se retém do passado é aquilo que ainda vive na consciência desse grupo que a mantém, podemos considerar este livro como mais um registro da memória do Grupo de Trabalho História da Publicidade e da Comunicação Institucional, que através da seleção do que é histórico vem apontando para o que é memorável em títulos como Propaganda, História e Modernidade (organizado por Adolpho Queiroz em 2005), Sotaques Regionais da propaganda (organizado por Adolpho Queiroz e Lucilene Gonzales em 2006) História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil (organizado por Maria Berenice Machado, Adolpho Queiroz e Denise Castilhos de Araujo em 2008); Publicidade & Propaganda: 200 anos de história no Brasil (organizado por Maria Berenice Machado em 2009); Alternativas, mídias e histórias da comunicação persuasiva e institucional (organizado por Luciana Fischer e Maria Angela Pavan em 2011) e Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional (organizado por Ana Luiza Coiro Moraes, Flavi Ferreira Lisbôa Filho e Marília de Araujo Barcellos em 2013).

E agora, com este Histórias E Reflexões Da Publicidade E Propaganda E Da Comunicação Institucional ligamo-nos “às continuidades temporais, às evoluções e às relações entre as coisas” que Nora identifica como o fazer histórico, e nos inserimos, como grupo, num dos tópicos que também estão destacados na programação do 10º Encontro Nacional de História da Mídia, isto é, a memória dos 10 anos dos congressos da ALCAR.

O livro se organiza em duas partes: História da publicidade e da comunicação institucional, composta por treze artigos, e Questões contemporâneas, com 7 artigos. E em ambas resgata a memória de tempos vividos, no passado e no presente, seguindo trajetórias percorridas nas diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira.

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