Ágora

Ágora traz discussões sobre aspectos filosóficos, perpassando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, sobre temáticas de inclusão digital, etc.

Organizar um livro, pensar nas pessoas que podem escrever nesta obra e escolhê-las, requer um cuidado e motivos especiais para que os textos exponham o desejo dos/as escritores/as, em que mais pessoas leiam seus escritos e que assim, “abram mentes”, desloquem pensamentos, provoquem problematizações e, quiçá, incomodem, e muito.

O livro aqui apresentado Ágora: Fundamentos Epistemológicos E Pesquisas Avançadas Em Educação, sendo já o Volume 2, organizado por Ana Lúcia Pereira, Antônio Carlos de Souza, Edimar Brígido, Fábio Antonio Gabriel, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, pesquisadores/as de renome, que buscam, por meio deste material, a disseminação de conteúdos que se fazem importantes para discussões pedagógicas e filosóficas, priorizando o espaço escolar.

O livro traz discussões sobre aspectos filosóficos, perpassando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, sobre temáticas de inclusão digital, educação a distância, produção de conhecimento matemático, formação docente, currículos educacionais, pedagogia humanizadora, práticas educativas, educação do campo e educação popular, atuação com bebês em escolas infantis, cotas para indígenas e quilombolas, gerontologia e educação, indisciplina escolar, entre tantos assuntos que visam aos diálogos sobre os processos de ensino-aprendizagem, bem como enfatizam que a leitura, os estudos científicos proporcionam atitudes críticas em relação às posturas educacionais, como também em virtude do momento político que estamos vivenciando.

Ter este livro em mãos, me fez ter a certeza do quanto temos a lutar ainda, por uma educação científica, de qualidade e que venha ao alcance de todas as pessoas, verificando o quanto a questão do Direitos Humanos, perpassam pela escola e que, por lá é que devemos continuar na luta.

Termino este Prefácio, com uma frase de Paulo Freire, ao afirmar que “me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”, que, ao meu ver, expressa muito o que os capítulos deste livro querem nos informar: a educação escolar precisa ser científica, de qualidade e humanizada, a que todos/as nós merecemos!

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O livro aqui apresentado Ágora: Fundamentos Epistemológicos E Pesquisas Avançadas Em Educação, sendo já o Volume 2, organizado por Ana Lúcia Pereira, Antônio Carlos de Souza, Edimar Brígido, Fábio Antonio Gabriel, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, pesquisadores/as de renome, que buscam, por meio deste material, a disseminação de conteúdos que se fazem importantes para discussões pedagógicas e filosóficas, priorizando o espaço escolar.

O livro traz discussões sobre aspectos filosóficos, perpassando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, sobre temáticas de inclusão digital, educação a distância, produção de conhecimento matemático, formação docente, currículos educacionais, pedagogia humanizadora, práticas educativas, educação do campo e educação popular, atuação com bebês em escolas infantis, cotas para indígenas e quilombolas, gerontologia e educação, indisciplina escolar, entre tantos assuntos que visam aos diálogos sobre os processos de ensino-aprendizagem, bem como enfatizam que a leitura, os estudos científicos proporcionam atitudes críticas em relação às posturas educacionais, como também em virtude do momento político que estamos vivenciando.

Ter este livro em mãos, me fez ter a certeza do quanto temos a lutar ainda, por uma educação científica, de qualidade e que venha ao alcance de todas as pessoas, verificando o quanto a questão do Direitos Humanos, perpassam pela escola e que, por lá é que devemos continuar na luta.

Termino este Prefácio, com uma frase de Paulo Freire, ao afirmar que “me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”, que, ao meu ver, expressa muito o que os capítulos deste livro querem nos informar: a educação escolar precisa ser científica, de qualidade e humanizada, a que todos/as nós merecemos!

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