
Comunicação e marketing é meu objeto de estudo desde 2007, mas foi somente em 2011 que o Terceiro Setor começou a fazer parte da minha rotina.
Em 2013, após parceria com profissionais incríveis – como o mestre Nailton Cazumbá, que está há 6 anos conosco, lançamos o portal Nossa Causa, um espaço aberto de compartilhamento de conteúdo de causas buscando o desenvolvimento do setor.
Esse canal deu início, em 2017, ao Instituto Nossa Causa, uma organização da sociedade civil que democratiza conhecimento sobre questões sociais.
Nós acreditamos que desenvolvendo consciência social inspiramos agentes de transformação social. E para atingirmos mais e mais pessoas, precisamos de uma comunicação referência. Precisamos utilizar os canais de acordo com nosso público, e conseguir engajá-lo com o que é produzido.
Após experiências de voluntariado em organizações em que a comunicação nunca era prioridade, entendi que existia o potencial dessa ferramenta na geração de impacto social e oportunidade comerciais.
E foi assim que, em 2018, completamos uma base de dados de mais de 30 mil cadastros, atingimos mais de 730 mil usuários únicos e recebemos mais de 1,1 milhão de visualizações de página.
A intenção desta pesquisa não era apenas conhecer o cenário, mas também nos inspirarmos nas estratégias que o Terceiro Setor tem considerado para que possamos evoluir e poder contribuir de uma nova maneira com o setor, além dos artigos, ebooks, webinars e outros maneiras que são disponibilizados gratuitamente pela Nossa Causa.
Eu, a equipe da Nossa Causa e nossos parceiros esperamos que a sua organização tenha insights a partir dos dados aqui apresentados e possa agir de maneira estratégica para atingir sua missão social com o apoio da comunicação e marketing.
A pesquisa objetiva apresentar o cenário das práticas e percepções das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Brasil sobre marketing e comunicação no Terceiro Setor.
De forma mais específica, nosso propósito é entender quais são os desafios, as práticas e a importância da comunicação para as OSCs; e ainda compreender a relação entre o investimento em comunicação e marketing e a captação de recursos, bem como a influência na geração de impacto social.
