Alexandre Figueirôa & Outros (Orgs.) – Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I: Série Linguagem
Pertencer de maneira concreta a este mundo dinâmico do qual partilhamos implica, cada vez mais, em demonstrar habilidades para decifrar os códigos extremamente mutantes que estão ao nosso redor.
Narrativas e seus usos vão e vêm com a agilidade de um compartilhamento, de uma postagem, de um novo insight apresentado para a coletividade e, consequentemente, de um sucesso ou fracasso instantâneo após julgamento público. Comprovar destreza para estar atento a essa aceleração é praticamente uma exigência.
É justamente sobre esses e outros temas correlatos que o primeiro volume desta série Mídia E Cultura Contemporânea – Linguagens” sugere algumas reflexões.
Fruto direto do grupo de pesquisa de mesmo nome (fundado na Universidade Católica de Pernambuco em 2001), este livro versa, acima de tudo, sobre a mediação e as relações que estabelecemos com as ferramentas e rotinas que temos diante delas.
Sabemos que as tecnologias midiáticas proporcionam condições para o desenvolvimento de linguagens e estas, por sua vez, dão origem a produtos midiáticos e criativos dentro dessa dinâmica.
Pensar como tecnologias, estratégias narrativas e processos de elaboração e circulação de produtos construídos segundo essa lógica se relacionam em ambientes de convergência midiática, tanto online quanto off-line, é uma das preocupações aqui expostas.
Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I intenta investigar essa relação a partir de tecnologias e produtos frutos da interdisciplinaridade entre diferentes campos de atividade e de conhecimento, como comunicação, games, publicidade, design, fotografia, moda, música, audiovisual e computação, entre outros.
As reflexões buscam identificar o impacto dessas áreas na construção de linguagens nas mais diversas plataformas midiáticas.
Entendemos aqui as tecnologias midiáticas como pressuposto necessário ao surgimento e desenvolvimento de produtos dessa natureza.
Tais tecnologias possuem determinadas características, a saber: interatividade, convergência de meios, memória, instantaneidade de acesso, hipertextualidade, customização de conteúdo, mobilidade etc.
Esses elementos se encontram intimamente relacionados a aplicações na indústria de mídia e entretenimento, além de serem largamente difundidos nas mais diversas plataformas midiáticas ao longo da história.
Os oito textos apresentados nas próximas páginas discutem esses temas a partir de vieses próprios, seja com abordagens atuais ou até mesmo históricas, mas que, ao fim, se encontram.