Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I

Alexandre Figueirôa & Outros (Orgs.) - Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I: Série Linguagem

Pertencer de maneira concreta a este mundo dinâmico do qual partilhamos implica, cada vez mais, em demonstrar habilidades para decifrar os códigos extremamente mutantes que estão ao nosso redor.

Narrativas e seus usos vão e vêm com a agilidade de um compartilhamento, de uma postagem, de um novo insight apresentado para a coletividade e, consequentemente, de um sucesso ou fracasso instantâneo após julgamento público. Comprovar destreza para estar atento a essa aceleração é praticamente uma exigência.

É justamente sobre esses e outros temas correlatos que o primeiro volume desta série Mídia E Cultura Contemporânea - Linguagens” sugere algumas reflexões.

Fruto direto do grupo de pesquisa de mesmo nome (fundado na Universidade Católica de Pernambuco em 2001), este livro versa, acima de tudo, sobre a mediação e as relações que estabelecemos com as ferramentas e rotinas que temos diante delas.

Sabemos que as tecnologias midiáticas proporcionam condições para o desenvolvimento de linguagens e estas, por sua vez, dão origem a produtos midiáticos e criativos dentro dessa dinâmica.

Pensar como tecnologias, estratégias narrativas e processos de elaboração e circulação de produtos construídos segundo essa lógica se relacionam em ambientes de convergência midiática, tanto online quanto off-line, é uma das preocupações aqui expostas.

Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I intenta investigar essa relação a partir de tecnologias e produtos frutos da interdisciplinaridade entre diferentes campos de atividade e de conhecimento, como comunicação, games, publicidade, design, fotografia, moda, música, audiovisual e computação, entre outros.

As reflexões buscam identificar o impacto dessas áreas na construção de linguagens nas mais diversas plataformas midiáticas.

Entendemos aqui as tecnologias midiáticas como pressuposto necessário ao surgimento e desenvolvimento de produtos dessa natureza.

Tais tecnologias possuem determinadas características, a saber: interatividade, convergência de meios, memória, instantaneidade de acesso, hipertextualidade, customização de conteúdo, mobilidade etc.

Esses elementos se encontram intimamente relacionados a aplicações na indústria de mídia e entretenimento, além de serem largamente difundidos nas mais diversas plataformas midiáticas ao longo da história.

Os oito textos apresentados nas próximas páginas discutem esses temas a partir de vieses próprios, seja com abordagens atuais ou até mesmo históricas, mas que, ao fim, se encontram.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I

Alexandre Figueirôa & Outros (Orgs.) – Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I: Série Linguagem

Pertencer de maneira concreta a este mundo dinâmico do qual partilhamos implica, cada vez mais, em demonstrar habilidades para decifrar os códigos extremamente mutantes que estão ao nosso redor.

Narrativas e seus usos vão e vêm com a agilidade de um compartilhamento, de uma postagem, de um novo insight apresentado para a coletividade e, consequentemente, de um sucesso ou fracasso instantâneo após julgamento público. Comprovar destreza para estar atento a essa aceleração é praticamente uma exigência.

É justamente sobre esses e outros temas correlatos que o primeiro volume desta série Mídia E Cultura Contemporânea – Linguagens” sugere algumas reflexões.

Fruto direto do grupo de pesquisa de mesmo nome (fundado na Universidade Católica de Pernambuco em 2001), este livro versa, acima de tudo, sobre a mediação e as relações que estabelecemos com as ferramentas e rotinas que temos diante delas.

Sabemos que as tecnologias midiáticas proporcionam condições para o desenvolvimento de linguagens e estas, por sua vez, dão origem a produtos midiáticos e criativos dentro dessa dinâmica.

Pensar como tecnologias, estratégias narrativas e processos de elaboração e circulação de produtos construídos segundo essa lógica se relacionam em ambientes de convergência midiática, tanto online quanto off-line, é uma das preocupações aqui expostas.

Mídia E Cultura Contemporânea Vol. I intenta investigar essa relação a partir de tecnologias e produtos frutos da interdisciplinaridade entre diferentes campos de atividade e de conhecimento, como comunicação, games, publicidade, design, fotografia, moda, música, audiovisual e computação, entre outros.

As reflexões buscam identificar o impacto dessas áreas na construção de linguagens nas mais diversas plataformas midiáticas.

Entendemos aqui as tecnologias midiáticas como pressuposto necessário ao surgimento e desenvolvimento de produtos dessa natureza.

Tais tecnologias possuem determinadas características, a saber: interatividade, convergência de meios, memória, instantaneidade de acesso, hipertextualidade, customização de conteúdo, mobilidade etc.

Esses elementos se encontram intimamente relacionados a aplicações na indústria de mídia e entretenimento, além de serem largamente difundidos nas mais diversas plataformas midiáticas ao longo da história.

Os oito textos apresentados nas próximas páginas discutem esses temas a partir de vieses próprios, seja com abordagens atuais ou até mesmo históricas, mas que, ao fim, se encontram.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog