História Da Organização Educacional De Bagé (1925-1929)

Este é um estudo acerca da história da educação do Rio Grande do Sul, notadamente sobre o município de Bagé, na gestão de Carlos Cavalcanti Mangabeira.

Este é um estudo acerca da história da educação do Rio Grande do Sul, notadamente sobre o município de Bagé/RS, e tem como enfoque principal compreender o processo de estabelecimento da política educacional ocorrida na gestão de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) neste município.

Esta Organização Educacional reafirmou os princípios republicanos elaborados pela filosofia positivista do Partido Republicano Rio-Grandense na Primeira República, além de promover um projeto educacional que conferia à Educação um papel fundamental na modernização da sociedade e na formação dos cidadãos.

Neste sentido, este processo pautou-se na expansão educacional da Instrução Primária, Secundária, Artística e Física no município de Bagé/RS.

Esta investigação assentou-se na análise documental de documentos escritos, tais como, relatórios Intendenciais e orçamentários do município de Bagé/RS, correspondências, jornais, leis, decretos e atos, dentre outros. Tais documentos foram abordados sob o prisma da metodologia histórico-crítica.

No processo de escrita deste trabalho, percebeu-se que as crises políticas ocorridas no transcorrer da década de 1920 no Estado do Rio Grande do Sul, provocaram adequações nas conjecturas administrativas municipais e culminaram num esforço político dos republicanos gaúchos em reafirmar seus símbolos, suas crenças e rituais, além de, ratificar, os valores da República positivista.

Neste sentido, a condução de Carlos Cavalcanti Mangabeira ao posto de Intendente Municipal do município de Bagé na última década da Primeira República, representou o continuísmo republicano e a hegemonia política na cidade, bem como, a instituição de um projeto de expansão educacional e da consolidação de uma política pública educacional para a Organização e Estruturação da Instrução Pública Primária.

Ao abordar a história da organização educacional em Bagé, no período de 1925 a 1929, dando destaque especial à educação pública no governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira, o autor transita por temáticas muito caras aos historiadores.

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Esta Organização Educacional reafirmou os princípios republicanos elaborados pela filosofia positivista do Partido Republicano Rio-Grandense na Primeira República, além de promover um projeto educacional que conferia à Educação um papel fundamental na modernização da sociedade e na formação dos cidadãos.

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Esta investigação assentou-se na análise documental de documentos escritos, tais como, relatórios Intendenciais e orçamentários do município de Bagé/RS, correspondências, jornais, leis, decretos e atos, dentre outros. Tais documentos foram abordados sob o prisma da metodologia histórico-crítica.

No processo de escrita deste trabalho, percebeu-se que as crises políticas ocorridas no transcorrer da década de 1920 no Estado do Rio Grande do Sul, provocaram adequações nas conjecturas administrativas municipais e culminaram num esforço político dos republicanos gaúchos em reafirmar seus símbolos, suas crenças e rituais, além de, ratificar, os valores da República positivista.

Neste sentido, a condução de Carlos Cavalcanti Mangabeira ao posto de Intendente Municipal do município de Bagé na última década da Primeira República, representou o continuísmo republicano e a hegemonia política na cidade, bem como, a instituição de um projeto de expansão educacional e da consolidação de uma política pública educacional para a Organização e Estruturação da Instrução Pública Primária.

Ao abordar a história da organização educacional em Bagé, no período de 1925 a 1929, dando destaque especial à educação pública no governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira, o autor transita por temáticas muito caras aos historiadores.

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