
Este livro é composto por 11 (onze) capítulos produzidos nos estudos e conhecimentos das(os) doutorandas(os) da disciplina Fundamentos da Educação do doutorado em educação (DINTER PUC/Goiás, Faculdade Serra da Mesa-Uruaçu-GO).
Dos vários olhares investigativos orientadores da elaboração dos 11 capítulos presentes neste Livro, foram buscadas, ousadamente, inspirações nas teorizações do pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937). Nascido no século das grandes revoluções de abrangência mundial viveu e sofreu as severas punições pela inteligência e espírito revolucionário em tempos de genocídio e violências das consequências da I Guerra Mundial de 1915-1918, do fascismo italiano e do nazismo alemão que se alastraram na Europa na década de 1930. Em 1945, eclode a II Guerra Mundial.
A educação moderna nascida no âmago e conquista da Revolução Francesa de 1789 e Constituinte seguinte, preconizada num estado republicano, laico, com sua configuração institucional como uma escola pública, universal e gratuita. Tal conquista irradia-se para o mundo e sua efetivação histórica é determinada e possível nos marcos dos movimentos de classes e desenvolvimento do capitalismo de cada País.
O Brasil neste momento estava marcado por uma sociedade imperial e de frágil rede de oferta da instrução primária direito de todos os cidadãos, na prática, dissimuladamente, direito dos Homens Livres. Somente 100 anos depois, o Brasil proclama a sua República, em 1889, sob a exclusão de quase 90% de sua população analfabeta.
A efetividade da educação escolar laica, pública e gratuita, garantida pela Lei máxima do País a todos os cidadãos sempre foi negligenciada pelo Estado Republicano. Em sua face liberal manifestou-se sob a discursividade da ampliação e universalização das oportunidades educacionais para Tod@s. Em sua face neoliberal, um Estado Mínimo e movido por tentativas de mercantilizá-la, desrespeitando os marcos constitucionais. O analfabetismo sempre foi uma arma eficaz para manter e reproduzir a subalternidade, a alienação, a dominação política e a barbárie.











