
Inovação Na Formação De Sanitaristas, primeiro volume da coleção, nos convida ao diálogo sobre a criação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva enquanto movimento de amadurecimento da área, provocada por uma demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).
O acelerado crescimento dos conhecimentos disponíveis em todas as áreas e o limite do alcance da especialização como recurso para atribuir núcleos do saber para diferentes profissões é o marco do processo da nova profissão.
Mais do que um fenômeno do mundo do conhecimento, a avaliação da necessidade de um profissional que se ocupasse das capacidades que transcendem os núcleos assistenciais na saúde é fato registrado em diversos documentos e seminários da área.
Esse número dos Cadernos da Saúde Coletiva apresenta parte do aprendizado coletivo sobre o ensinar e os modos de fazê-lo.
Compartilha o Projeto Pedagógico do Curso, crivado de invenções e inovações, mas também algumas reflexões de maior fôlego sobre a organização de atividades de ensino não disciplinares (as Unidades de Produção Pedagógica – UPP), sobre o uso de portfólios avaliativos em atividades de tutoria e sobre a definição de diretrizes curriculares para o novo curso.
Reflexões datadas, mas com atualidade e potência de semear ainda mais inovações.
A organização dos Cadernos e de Inovação Na Formação De Sanitaristas em particular é um convite ao diálogo. Mais do que o compartilhamento da experiência, um diálogo para avançar a passos ainda mais largos em direção ao compromisso ético com a saúde e com as políticas públicas voltadas à qualificação e ampliação da vida.
Desejamos que os Cadernos produzam rodas e redes, no cotidiano do sistema de saúde e da formação das diferentes profissões que fazem esse cotidiano.
