No decorrer dos anos 2007 a 2011, o Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) (projeto integrado – pesquisa/extensão – do departamento de História da Universidade Estadual de Londrina) buscou atingir sua meta principal: integrar pesquisadores de diversas áreas que tinham a imagem como objeto ou fonte de seus trabalhados. Mas, como atividade de extensão, objetivava, também, trazer professor e aluno do Ensino Médio para dentro da universidade.
As metas estabelecidas têm sido alcançadas com a realização de diversas atividades: revista Domínios da Imagem (disponível integralmente na internet), cursos, exposições, doação de livros e vídeos (estes três últimos produzidos pelo LEDI por meio de patrocínios, igualmente disponíveis na internet) e, por fim, pela realização dos encontros nacionais, o Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM, 2007, 2009 e 2011). Este encontro com o fito principal de ser um espaço propício, talvez único, de congregar numerosos pesquisadores e perspectivas sobre narrativas visuais.
Os textos apresentados em Olhares Sobre Narrativas Visuais são oriundos das palestras realizadas no III ENEIMAGEM realizado nos dias 3, 4, 5 e 6 de maio de 2011, nas dependências da UEL. As mesas-redondas foram organizadas por temática: Educação e Imagem, Imagens e Representações da Imigração no Brasil, Imagens Demoníacas, Cinema, História e Cultura e Análise de Imagens. Ao leitor será dada a oportunidade de conhecer pesquisas atuais, metodologias diversas e observações variadas, tendo a narrativa visual como fonte.
Sob a égide da interdisciplinaridade, Olhares Sobre Narrativas Visuais reúne 14 artigos de pesquisadores oriundos de áreas distintas das ciências sociais. Comprometidos com as perspectivas teórico-metodológicas da apreensão e compreensão sobre Narrativas Visuais, eles abordam temas como educação e imagem; imagens e representações da imigração no Brasil; imagens demoníacas; cinema, história e cultura e análise de imagens.
As fontes visuais analisadas pelos autores incluem tanto álbuns de família, como arquitetura, azulejaria, escultura, fotografias, documentários, filmes cinematográficos, revistas, entre outras formas de iconografia e imagens.