Adriana Ferreira Boeira – Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais

As reflexões de Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais constituem material de expressiva relevância para nos inspirarmos neste caminho.

Adriana Ferreira Boeira – Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais: A Importância Dos Enunciados Entre Professores E Estudantes

O estudo desenvolvido, de 2009 a 2011, por Adriana Ferreira Boeira, na pesquisa de mestrado denominada “A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem”, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e os resultados e reflexões do livro Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais: A Importância Dos Enunciados Entre Professores E Estudantes constituem material de expressiva relevância para nos inspirarmos neste caminho.

A pesquisa que deu origem ao livro surge das inquietações da autora, como professora que busca usar os recursos das tecnologias digitais. No estudo de caso que ela realizou para sua investigação, ela escolheu o blog como recurso tecnológico-digital, para constituir seu objeto de investigação.

No entanto, os resultados e as recomendações que ela apresenta podem ser transpostos para as tecnologias digitais vigentes na atualidade, ou mesmo em contextos sem recurso digital, pois o foco de suas reflexões e da pesquisa diz respeito à linguagem, enunciação e forma como podem criadas estratégias e intervenções pedagógicas, sustentadas por um meio digital de comunicação.

Do ponto de vista teórico, Adriana articula ideias da teoria vigotskiana e de Bakhtin acerca da linguagem, para propor o uso do recurso digital blog como meio de comunicação do diálogo pedagógico.

Dessa forma, apresenta esse ambiente digital, constituído pela alternância de enunciados registrados entre professores e estudantes, de forma que, suportado pelo blog, surja o diálogo pedagógico, a enunciação e a posição responsiva para o desenvolvimento da prática educativa.

Nos capítulos do livro, a autora vai apresentando os conceitos que embasaram sua pesquisa, bem como vai levando os leitores a refletirem sobre as possibilidades de uso dos recursos de um blog, como ambiente de aprendizagem.

Nesse sentido, ela argumenta sobre a importância das relações que precisam ser estabelecidas entre os recursos disponíveis e a forma de o sujeito enunciar, para que surjam fluxos de linguagem que, por sua vez, irão suportar a construção das dinâmicas pedagógicas que são a base da aprendizagem.

Ao longo do texto, ela vai apresentando sugestões e recomendações argumentando e justificando com base na pesquisa desenvolvida num delineamento metodológico-consistente.

Clique para
Baixar o PDF

Uma resposta

Deixe uma resposta

Adriana Ferreira Boeira – Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais

As reflexões de Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais constituem material de expressiva relevância para nos inspirarmos neste caminho.

Adriana Ferreira Boeira - Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais: A Importância Dos Enunciados Entre Professores E Estudantes

O estudo desenvolvido, de 2009 a 2011, por Adriana Ferreira Boeira, na pesquisa de mestrado denominada “A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem”, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e os resultados e reflexões do livro Blog Educativo Ou Outros Ambientes Digitais: A Importância Dos Enunciados Entre Professores E Estudantes constituem material de expressiva relevância para nos inspirarmos neste caminho.

A pesquisa que deu origem ao livro surge das inquietações da autora, como professora que busca usar os recursos das tecnologias digitais. No estudo de caso que ela realizou para sua investigação, ela escolheu o blog como recurso tecnológico-digital, para constituir seu objeto de investigação.

No entanto, os resultados e as recomendações que ela apresenta podem ser transpostos para as tecnologias digitais vigentes na atualidade, ou mesmo em contextos sem recurso digital, pois o foco de suas reflexões e da pesquisa diz respeito à linguagem, enunciação e forma como podem criadas estratégias e intervenções pedagógicas, sustentadas por um meio digital de comunicação.

Do ponto de vista teórico, Adriana articula ideias da teoria vigotskiana e de Bakhtin acerca da linguagem, para propor o uso do recurso digital blog como meio de comunicação do diálogo pedagógico.

Dessa forma, apresenta esse ambiente digital, constituído pela alternância de enunciados registrados entre professores e estudantes, de forma que, suportado pelo blog, surja o diálogo pedagógico, a enunciação e a posição responsiva para o desenvolvimento da prática educativa.

Nos capítulos do livro, a autora vai apresentando os conceitos que embasaram sua pesquisa, bem como vai levando os leitores a refletirem sobre as possibilidades de uso dos recursos de um blog, como ambiente de aprendizagem.

Nesse sentido, ela argumenta sobre a importância das relações que precisam ser estabelecidas entre os recursos disponíveis e a forma de o sujeito enunciar, para que surjam fluxos de linguagem que, por sua vez, irão suportar a construção das dinâmicas pedagógicas que são a base da aprendizagem.

Ao longo do texto, ela vai apresentando sugestões e recomendações argumentando e justificando com base na pesquisa desenvolvida num delineamento metodológico-consistente.

Clique para
Baixar o PDF

Uma resposta

Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação