Adeilma Machado Dos Santos (Org.) – As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual

A obra apresenta práticas benéficas para a potencialização das capacidades necessárias para uma educação de excelência para o século XXI.

Adeilma Machado Dos Santos (Org.) – As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual

O mundo encontra-se numa mudança acelerada, o que exige de nós, educadores, o desafio de capacitar-nos com o intuito de possibilitar à geração presente – e às futuras – um ensino de qualidade, eficiente e funcional que, sobretudo, não esteja voltado para si mesmo, mas que dialogue com o universo de possibilidades que se abre na contemporaneidade.

Diante disso, o uso das metodologias ativas no contexto escolar faz-se necessário a fim de atender às demandas educacionais do presente século, principalmente no que diz respeito às aulas de língua portuguesa, uma vez considerado o seu constante movimento social, histórico e cultural.

As novas dinâmicas educacionais geram em nós, professores, por um lado, motivação, esperança e desejo que dê certo. Por outro lado, desconforto e insegurança porque também exige de nós a saída da nossa zona de conforto na busca de dirimir nossas limitações; muitas delas também fruto de uma educação de cunho exclusivamente tradicional.

Não é nosso interesse tecer críticas negativas ao ensino tradicional, tendo em vista que ele atendeu demandas de determinadas épocas; o cerne da questão é que – hoje – práticas pautadas no autoritarismo e comando são insalubres para uma educação eficaz.

Sendo assim, As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual reúne uma coletânea de artigos que propõem suscitar discussões em torno da necessidade de uma reorientação do olhar do professor-pesquisador para o ensino de língua portuguesa – e seus desdobramentos -, assim como buscam auxiliar o professor a conduzir o seu cotidiano escolar com vistas ao desenvolvimento de práticas diferenciadas, as quais acreditamos ser benéficas para a potencialização das capacidades necessárias para uma educação de excelência para o século XXI.

Adeilma Machado dos Santos é graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Especialista em Princípios Organizacionais do Texto pela UEPB, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e Mestre em Formação de Professores pela UEPB.

É docente efetiva no estado da Paraíba desde 2013, e trabalha como docente de Literatura no Colégio Panorama. Além disso, presta serviço como avaliadora pedagógica à Instituição de Ensino SAS (Sistema Ari de Sá). Como pesquisadora, atua nas áreas de Educação para as Relações Étnico-raciais, Formação Docente e Literatura negro-brasileira.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta

Adeilma Machado Dos Santos (Org.) – As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual

A obra apresenta práticas benéficas para a potencialização das capacidades necessárias para uma educação de excelência para o século XXI.

Adeilma Machado Dos Santos (Org.) - As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual

O mundo encontra-se numa mudança acelerada, o que exige de nós, educadores, o desafio de capacitar-nos com o intuito de possibilitar à geração presente - e às futuras - um ensino de qualidade, eficiente e funcional que, sobretudo, não esteja voltado para si mesmo, mas que dialogue com o universo de possibilidades que se abre na contemporaneidade.

Diante disso, o uso das metodologias ativas no contexto escolar faz-se necessário a fim de atender às demandas educacionais do presente século, principalmente no que diz respeito às aulas de língua portuguesa, uma vez considerado o seu constante movimento social, histórico e cultural.

As novas dinâmicas educacionais geram em nós, professores, por um lado, motivação, esperança e desejo que dê certo. Por outro lado, desconforto e insegurança porque também exige de nós a saída da nossa zona de conforto na busca de dirimir nossas limitações; muitas delas também fruto de uma educação de cunho exclusivamente tradicional.

Não é nosso interesse tecer críticas negativas ao ensino tradicional, tendo em vista que ele atendeu demandas de determinadas épocas; o cerne da questão é que – hoje – práticas pautadas no autoritarismo e comando são insalubres para uma educação eficaz.

Sendo assim, As Metodologias E A Potencialização Do Ensino Aprendizagem De Língua, Literatura E Produção Textual reúne uma coletânea de artigos que propõem suscitar discussões em torno da necessidade de uma reorientação do olhar do professor-pesquisador para o ensino de língua portuguesa – e seus desdobramentos -, assim como buscam auxiliar o professor a conduzir o seu cotidiano escolar com vistas ao desenvolvimento de práticas diferenciadas, as quais acreditamos ser benéficas para a potencialização das capacidades necessárias para uma educação de excelência para o século XXI.

Adeilma Machado dos Santos é graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Especialista em Princípios Organizacionais do Texto pela UEPB, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e Mestre em Formação de Professores pela UEPB.

É docente efetiva no estado da Paraíba desde 2013, e trabalha como docente de Literatura no Colégio Panorama. Além disso, presta serviço como avaliadora pedagógica à Instituição de Ensino SAS (Sistema Ari de Sá). Como pesquisadora, atua nas áreas de Educação para as Relações Étnico-raciais, Formação Docente e Literatura negro-brasileira.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação