Semeando Presentes E Construindo Futuros é o tema desta coversa, que envolve livros, leitura, educação, tudo dentro de um contexto revolucionário.

Semeando Presentes E Construindo Futuros

“Estou armando as pessoas com livros para a revolução que temos que fazer no mundo”. Esta frase de Bráulio Melo é síntese dessa mesa, Semeando Presentes E Construindo Futuros, composta por três Dom Quixotes que acompanhados de uma bicicleta, de um fusca e de um carro de pipoca carregados de livros sonham em transformar o mundo estimulando a leitura e o acesso ao livro. Cada um em seu microcosmo repleto de faltas tem contribuído de forma efetiva para a possível revolução anunciada por Bráulio e almejada por Paulo Freire, homenageado desta festa, através do seu pensamento e das suas escrituras.

Palestrante 1: Katia Regina Borges (BA) – Psicóloga – Projeto Pipoca Moderna
Educadora com larga experiência em educação infantil e alfabetização, vem atuando, desde 2016, na coordenação da Escola Municipal Eurico Antunes Costa – na Vila de Igatu – distrito de Andaraí. Dentre as ações realizadas, concebeu o Projeto da Biblioteca Andarilha Pipoca Moderna de incentivo à leitura e ao livro literário, com o objetivo de colaborar com a formação (e qualificação) leitora das alunas e alunos da escola, buscando, também, ampliar a participação e valorização de tais ações, junto à comunidade local.

Palestrante 2: Bráulio Melo (BA) – Projeto Livr’Andante
Bráulio é o criador da Biblioteca Livr’Andante, através de uma página na web – https://livrandante.local/ – e de uma biblioteca itinerante, proporcionando que as pessoas tenham acesso a livros, sejam virtuais, ou físicos, de maneira que possamos melhorar os índices de leitura per capita do país, que, hoje, está por volta de 4,5 livros ano. As ações acontecem em locais públicos (ruas, praças e outros locais de livre circulação de pessoas).

Palestrante 3: Augusto Leal (BA) – Proj. Biblioteca Móvel
Artista visual, graduado em Desenho Industrial (UFBA), mestre em Artes Visuais (UFBA). É criador da Bibliocicleta, uma biblioteca itinerante de fácil montagem, baixo custo, feita com uso de materiais reaproveitados. Um projeto de incentivo à leitura e à disseminação de livros realizado no município de Simões Filho na Bahia.

Mediador(a): Lilia Gramacho (BA) – Escritora
Jornalista, psicóloga, autora dos livros infanto-juvenis O Filho do Meio, editora Formato – selecionado para integrar o acervo de bibliotecas e escolas públicas de São Paulo, selecionado pela produtora Portuguesa Abre-te-Sésamo, para ser adaptado para a Rede de Televisão Portuguesa. Do livro Camila e o Espelho – Ed. Solisluna; Vencedora do Edital para Curta Metragem de Ficção Infanto-Juvenil do Ministério da Cultura para o curta-metragem Camila e o Espelho. Vencedora do prêmio Mirian Muniz de teatro com a peça infanto-juvenil Camila e o Espelho. Selecionada pela Fundação Pedro Calmon no edital de publicação do livro infantil A Menina que Não Gostava de Ler. Autora, também, do livro Uma Família Pra Lá de Diferente, Ed. Solisluna. Vencedora do concurso de contos da Off Flip 2010, com o conto Fim, Ponto.

“A leitura faz andar o mundo”. Esse é o mote da FLIAN – Feira Literária de Andaraí, uma realização da Viver Cultura e Meio Ambiente, que tem como homenageado o filósofo Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis da pedagogia crítica mundial.

Deixe uma resposta