Leandro Lourenção Duarte – Cronotipos Humanos

Qual é o seu cronotipo? Esta foi a frase de um grande mural colocado na XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e X Simpósio Brasileiro de Cronobiologia, ambos realizados em 2006 na cidade de Águas de Lindóia-SP.

Nossa intenção foi convidar os participantes dos referidos congressos para responderem um questionário chamado Questionário de Cronotipo, ou Questionário de Horne e Ostberg, esse nome dado em homenagem aos pesquisadores que o criaram.

Utilizando uma versão on line deste questionário tivemos como objetivo a realização de um levantamento da distribuição dos cronotipos humanos na população brasileira.

A estratégia para execução foi a divulgação dos objetivos e propostas em congressos, palestras, cursos de cronobiologia em várias instituições, via imprensa e mídias sociais.

Os parâmetros psicológicos dos diferentes cronotipos também tem sido cada vez mais alvo de estudos. Dresch e colaboradores utilizando o Inventário de Estilos de Personalidade de Millon, comentam sobre principais características de indivíduos tipicamente matutinos, intermediários e vespertinos.

Os matutinos, no que se refere aos seus objetivos motivacionais, tendem a ser otimistas sobre o futuro e acham fácil se divertir e aceitar os altos e baixos da vida.

Em relação ao modo de processamento das informações que recebem do meio ambiente, são organizados, transformando novas informações e adaptando-as ao conhecido.

Eles são perfeccionistas e eficientes. Além disso, eles são honestos, com autocontrole, respeitam autoridade, são cooperativos, mas não espontâneos.

Por outro lado, os vespertinos são caracterizados por se concentrarem nos problemas da vida, agravando-os; eles consideram o seu passado infeliz e acham que as coisas vão piorar no momento de agir de acordo com seus propósitos.

No que refere-se aos seus modos cognitivos, eles são criativos, assumindo riscos, descontentes com o previsível, procurando por consequências imprevistas. Em relação a maneira de interagir com os outros, são tímidos e nervosos em situações sociais.

 

Caneca Aplique-se! | Branca

Deixe uma resposta